A Tesla lançou oficialmente sua usina de energia virtual (VPP, na sigla em inglês) em Porto Rico (EUA). E graças à grande base de usuários do Powerwall – a bateria de energia solar da empresa de Elon Musk – na região, essa usina pode se tornar a maior do mundo.
Para quem tem pressa:
Pelo menos, essa é a aposta de Drew Baglino, vice-presidente sênior de engenharia da Tesla. E da empresa, de maneira geral.
Animado por estar trabalhando ao lado de nossos parceiros, Sunova Energy e SunRun, e dos clientes de Powerwall [bateria solar da Tesla] para tornar esta a maior VPP do mundo (potencial de mais de 300 MW) e reduzir rapidamente a frequência e duração dos desligamentos da rede [de energia] em Porto Rico.
Usinas de energia virtuais da Tesla
Usinas de energia virtuais agregam ativos de energia distribuída, principalmente energia solar de telhado e armazenamento de energia doméstica, para oferecer serviços à rede – entre eles, a redução de picos de demanda.
Empresas como a Tesla retiram energia desses ativos dos clientes para ajudar a rede quando necessário e compensam os clientes em troca. Assim, eles se tornam uma usina de energia virtual. É uma maneira de ajudar a rede e tornar os ativos de energia distribuída mais lucrativos.
A usina de energia virtual da empresa de Musk lançada na Califórnia (EUA) já provou ser bem-sucedida em seu primeiro ano. Recentemente, a Tesla lançou outra, no Texas, que também parece ser bastante lucrativa para os proprietários de baterias da fabricante, segundo o site Electrek.
A VPP lançada em Porto Rico é importante porque o estado precisa urgentemente de uma rede de energia mais estável. Considerando a presença em peso de baterias Powerwall na região, a usina da Tesla pode ajudar nisso.
A Tesla também confirmou que já existem 75 mil proprietários dos seus modelos de bateria solar na região, que podem se inscrever na VPP diretamente por meio do aplicativo da Tesla.
Fonte: Olhar Digital
Comentários