A Amazon anunciou a redução no valor anual de assinatura de seus serviços médicos providos pela One Medical, empresa adquirida pela companhia de Jeff Bezos por US$ 3,9 bilhões (R$ 19,15 bilhões, na conversão direta), aos membros do Prime.

Até terça-feira (7), a assinatura anual do serviço custava US$ 199 (R$ 977,23 na conversão direta), mas, deste esta quarta-feira (8), passou a custar US$ 99 (R$ 486,16), preço esse que demonstra a vontade da empresa de e-commerce em se fortalecer nesse setor, segundo o The Washington Post.

A Amazon vinha integrando a One Medical aos poucos, com ações que variavam desde forte divulgação a vendas menores e temporárias a membros do Prime.

One Medical no Prime

O novo benefício de associação Prime One Medical cobre acesso ilimitado a atendimento virtual sob demanda 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo chats de vídeo com provedores licenciados em poucos minutos. O atendimento virtual está disponível nacionalmente e os membros não incorrem em nenhum custo adicional para serviços de atendimento virtual sob demanda – tudo é coberto pela adesão.

Amazon, em publicação em seu blog

Serviços de telemedicina

Não é só a One Medical que oferece telemedicina aos clientes da Amazon. A empresa de Jeff Bezos possui companhia que se dedica exclusivamente a essa categoria médica, chamada Amazon Clinic.

Porém, para prover serviço aos usuários, ela depende de prestadores de saúde terceirizados; a One Medical possui prestadores próprios. Ainda, a Clinic objetiva atender pacientes com enfermidades comuns, como acne, conjuntivite e caspa.

Voltando à One Medical, o anúncio da Amazon destaca ainda que a empresa de saúde oferece serviço similar ao da Clinic, chamado “Treat Me Now” (algo como “me trate agora”), porém, com importante diferença relacionada à Clinic, que não aceita convênios médicos, já a One Medical aceita.

Preocupações

Contudo, especialistas em privacidade estão preocupados com a Amazon Clinic, pois seus pacientes precisam abdicar de seus direitos à proteção de dados clínicos. Já a forma como a One Medical vai lidar com esses dados de pacientes online é incerto. A Amazon, por sua vez, afirmou que leva a privacidade do cliente “extremamente a sério”.

Estamos comprometidos em proteger a privacidade de nossos clientes como faríamos com a nossa – não apenas porque é exigido por lei, mas porque é a coisa certa a fazer. Somos claros com os clientes sobre as informações que coletamos e como as coletamos. Não vendemos informações de saúde protegidas dos clientes e usamos essas informações para prestar cuidados, facilitar a obtenção de cuidados e garantir a segurança do paciente.

Amazon, em publicação em seu blog

Idas e vindas

Nos últimos anos, a Amazon testou serviços de saúde até encontrar os que casavam entre si e ornavam com as pretensões da companhia. Foram, ao menos, outros dois testes no setor de saúde.

O mais recente deles foi o Heaven, empresa focada nos cuidados à saúde comandada em conjunto com o JP Morgan e o Berkshire Hathaway. Ainda, houve o Amazon Care, serviço móvel de atenção primária domiciliar descontinuado em 2022.

Após as tentativas infrutíferas, a Amazon finalmente parece ter acertado a mão com a One Medical, a Amazon Clinic, e sua própria farmácia, a Amazon Pharmacy, que cresceu após a compra da Pillpack, em 2018.