Milhões de australianos amanheceram nesta quarta-feira (8) sem poder trabalhar, viajar, passar em consultas, se informar on-line, ouvir músicas e até realizar pagamentos, tudo isso devido a um apagão de um dos principais fornecedores de internet do país: o Optus. De acordo com a Reuters, a conexão ficou fora do ar por nove horas, deixando todos sem internet e mostrando bem como estamos imersos e dependentes da tecnologia.
O que você precisa saber:
Segundo entrevistas à Reuters, parte da Austrália virou um “caos” após o apagão, com pessoas buscando bancos para sacar ou depositar dinheiro, informações sobre endereços (ah, o GPS), lojas perdendo vendas, entre outras dificuldades, como o simples ato de entrar no trabalho, já que muitos edifícios tecnológicos agora exigem algum tipo de conexão para acesso.
Em suma, conforme relatos, o apagão mostrou os riscos de uma sociedade que mudou quase completamente sua rotina e hoje vive no modo online.
Dados do governo, por exemplo, mostram que um quarto das consultas médicas do país são feitas online ou por telefone. De acordo com o Reserve Bank of Australia, nos últimos três anos as transações em dinheiro em espécie também caíram, indo para 16%.
Parte da transformação, claro, partiu das medidas de restrições durante a pandemia da Covid-19, acelerando a tendência de longo prazo para muitos dos atuais hábitos e serviços, como os chamados pagamentos sem contato.
“Apocalipse da internet”?
Interessante lembrar que não faz muito tempo que um burburinho na internet tomou conta das redes sociais ao alertar sobre um possível “apocalipse” que derrubaria a conexão de todo o mundo. A ideia surgiu após a publicação de um estudo que previa um cenário semi apocalíptico envolvendo cabos submarinos de fibra óptica. Entenda essa história aqui!
Fonte: Olhar Digital
Comentários