Quem usa o ChatGPT para estudar e/ou trabalhar ficou na mão na manhã desta quarta-feira (08). As pessoas que usavam a inteligência artificial (IA) da OpenAI receberam uma mensagem de erro ao colocar algum comando na plataforma. Já quem tentou fazer login recebeu um aviso, numa tela vazia, informando que os sistemas estavam sobrecarregados.

Captura de tela de erro no ChatGPT
(Imagem: Reprodução/ChatGPT)

Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos em tempo real, as reclamações sobre o funcionamento do chatbot da OpenAI começaram a partir das 11h desta quarta. Os usuários apontaram que tanto o site quanto aplicativo do chatbot da OpenAI estavam fora do ar.

O Olhar Digital também checou reclamações sobre o ChatGPT nas redes sociais. Pelos relatos dos usuários, o problema parece ter sido geral, não restrito ao Brasil. Veja abaixo alguns exemplos de reclamações (e memes) sobre o funcionamento do chatbot no X (antigo Twitter):

Até a publicação desta nota, o ChatGPT não tinha voltado a funcionar e a OpenAI não tinha se manifestado sobre o problema. Enquanto o chatbot não volta a funcionar, sua página inicial traz um aviso de que a plataforma está na capacidade máxima. Veja abaixo:

Captura de tela de erro no ChatGPT
(Imagem: Reprodução/ChatGPT)

100 milhões de usuários semanais

Em uma conferência para desenvolvedores, o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que 100 milhões de pessoas estão utilizando o ChatGPT semanalmente.

A revelação foi feita na primeira conferência da empresa, que ocorreu na segunda-feira (06). Desde o lançamento dos modelos ChatGPT e Whisper por meio da API em março, a OpenAI conquistou mais de dois milhões de desenvolvedores, incluindo mais de 92% das empresas da Fortune 500.

A divulgação desses números parece ser uma tentativa de contestar relatos recentes na mídia que sugeriam que a popularidade do ChatGPT estava diminuindo desde seu lançamento em novembro do ano passado.