Enfrentando diversas críticas e uma investigação da Administração Nacional de Tráfego e Segurança Rodoviária (NHTSA) dos EUA, a General Motors (GM) decidiu pausar a produção do Cruise Origin, seu elétrico projetado para oferecer serviço de mobilidade sem motoristas (robotáxis). De acordo com a Forbes, a informação teria sido repassada aos funcionários esta semana pelo CEO da Cruise, Kyle Vogt.
O que você precisa saber:
Segundo o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, “os veículos da Cruise não são seguros para o funcionamento do público”, além disso, a empresa “deturpou qualquer informação relacionada à segurança da tecnologia autônoma de seus veículos”. Recentemente, uma reportagem do The Intercept reforçou que a empresa sabia dos problemas dos robotáxis atualmente utilizados, especialmente uma falha no reconhecimento de crianças.
De acordo com a Cruise, o último acidente ocorrido em São Francisco é raro, no entanto, equipes da empresa “estão fazendo uma análise para identificar possíveis melhorias na resposta a esse tipo de evento”. Quanto ao reconhecimento de crianças, a divisão afirmou que a situação já foi corrigida e que não houve nenhum registro de problemas nas vias públicas.
Estamos finalizando a produção de um pequeno número de veículos pré-comerciais e depois disso planejamos interromper temporariamente a produção.
Em termos mais gerais, acreditamos que os veículos autônomos transformarão a forma como as pessoas se deslocam em todo o mundo, e o Origin é uma parte importante da jornada VA — é o primeiro veículo escalável concebido especificamente para viagens autônomas e tornará o transporte mais acessível
Porta-voz da GM ao InsideEVs.
Detalhes sobre o tempo da suspensão das operações não foram divulgados, assim como também não há informações sobre o período de pausa na produção do Origin.
O que é um Cruise Origin?
Para quem não sabe, o Cruise Origin é um veículo totalmente elétrico construído especificamente para oferecer serviços de mobilidade sem motorista. Ele foi desenvolvido em conjunto pela Cruise, sua controladora GM e a Honda, e consistia originalmente em apenas uma cabine com grande espaço para passageiros (como a foto acima). Atualmente, a maioria dos atuais veículos Cruise que oferecem passeios de robotáxi, entretanto, são Chevy Bolt EVs.
Fonte: Olhar Digital
Comentários