Cruise, subsidiária da General Motors (GM), está retirando das ruas 950 de seus veículos autônomos após um acidente que resultou no atropelamento de um pedestre. Segundo a empresa, o recall servirá para realizar uma atualização do software para detecção de colisão nos robotáxis.

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Recall da Cruise

O acidente em questão aconteceu no dia 2 de outubro, em São Francisco, nos Estados Unidos. De acordo com a Cruise, “um veículo conduzido por humanos atingiu a pedestre enquanto trafegava na pista imediatamente à esquerda de um veículo autônomo”.

Ainda segundo o comunicado divulgado, o impacto teria sido tão grande que lançou a mulher contra o robotáxi. O caso foi investigado pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que decidiu suspender temporariamente as operações da empresa sob alegação de riscos reais para a segurança pública.

No aviso de recall, a Cruise reconhece que, em determinadas situações, o sistema de direção autônoma interpreta equivocadamente o acidente como uma colisão lateral, ordenando que o veículo encoste na lateral da pista em vez de permanecer parado. Nesses casos, há risco de atropelamento. As informações são da The Verge.

A empresa suspendeu sua frota também nos estados do Arizona, Flórida e Texas enquanto reavalia os protocolos de segurança. Ela também interrompeu a produção dos ônibus Cruise Origin totalmente sem motorista.

Nas últimas semanas, após uma série de acidentes com os veículos autônomos, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos abriu uma investigação para determinar se a Cruise tem adotado as medidas de segurança adequadas para o oferecimento do serviço. Em dezembro do ano passado, o mesmo órgão anunciou que iria apurar relatos de que os robotáxis “podem se envolver em frenagens bruscas inadequadas ou ficar imobilizados”.

Robotáxi da Cruise
Carro autônomo da Cruise (Imagem: Iv-olga/Shutterstock)

Longo histórico de ocorrências envolvendo os veículos autônomos