A greve dos atores mais longa da história de Hollywood chegou ao fim. O SAG-AFTRA (sindicato da categoria) se reuniu com a AMPTP (organização comercial que representa os estúdios) novamente nesta quarta-feira (8) após mais de dez horas de discussão sobre uma cláusula acerca do uso da IA: os estúdios queriam fazer pagamento único para usar imagens de atores falecidos ilimitadamente.
A proposta, apresentada como a “última, melhor e final” da AMPTP na segunda-feira (6) tinha sido recusada pelo sindicato. Com o fim da greve, foi decretado que os atores deverão voltar aos trabalhos às 0h01 de quinta-feira (horário local; 5h01 no horário de Brasília).
A proposta foi aprovada por unanimidade, segundo a Variety. Agora, na sexta-feira (10), o conselho nacional do SAG-AFTRA deve oficializar a aprovação e detalhar o acordo.
Entenda, a seguir, o que os estúdios queriam e a contraproposta do SAG-AFTRA:
IA ilimitada para os estúdios
Contraproposta do sindicato
Na reunião de segunda-feira (6), o sindicato dos atores não aceitou a cláusula que poderia encerrar a greve.
Segundo as fontes do THR, o SAG-AFTRA exigiu compensação pela reutilização das imagens feitas artificialmente, assim como novos consentimentos para cada uso.
Já uma fonte do estúdio rebateu que os produtores teriam que, sim, ter consentimento dos representantes de atores mortos.
Vale lembrar que os atores podem não consentir em ter sua imagem recriada artificialmente, como já aconteceu na indústria. Um exemplo disso é Keanu Reeves.
Greve dos atores
Depois da recusa por parte dos sindicatos, a Varietyatualizou que a AMPTP aceitou a negação da cláusula e as duas partes se reuniram para discutir últimos impasses acerca da IA na terça-feira (7).
Após dez horas de debate, as organizações voltam a falar nesta quarta-feira (8) encerrando uma greve que durou mais de 110 dias. Antes dessa greve, a paralisação mais longa de Hollywood fora em 1980 – foram 95 dias.
Proposta aceita
O sindicato aceitou ao menos 7% de aumento – 2% acima do incremento recebido pelo Writers Guild of America (WGA, sindicato dos roteiristas) e pelo Directors Guild of America (DGA, sindicato dos diretores), relata a Variety.
Um dos membros do comitê, Kevin E. West afirmou que “a votação final foi unânime. Foi algo difícil para se alcançar. Foram, honestamente, duas longas semanas”.
Contudo, ele afirmou que o acordo final “não é perfeito, nunca é”, mas que, mesmo assim, foi uma conquista “extraordinária”, além de que hove “lágrimas de entusiasmo e alegria”.
Por sua vez, Ben Whitehair, outro membro do comitê, declarou que o acordo alcançado é “vitória massiva” para a categoria. “É incrivelmente emocional. Fizemos história”, ressaltou.
Para ele, a categoria ganhou “mudança estrutural” em compensação às plataformas de streaming. O membro do comitê ainda pontuou que, em 2026, nas próximas negociações, a categoria vai buscar reajuste ainda maior. “Quando os artistas entenderem o que foi ganho, eles ficarão emocionados”, completou.
Já os membros da união ainda precisam votar para ratificar um acordo, algo que deve demorar uma semana ou mais. Contudo, isso não interfere no fim da greve, o que significa que os atores voltarão aos trabalhos normalmente nesta quinta-feira (9).
Palavras do SAG-AFTRA
No X/Twitter, o sindicato se pronunciou sobre o fim da greve:
Estamos entusiasmados e orgulhosos em informar que, hoje, seu Comitê de Negociação de TV/Teatro votou por unanimidade pela aprovação de acordo provisório com a AMPTP. A partir das 12h01 (horário do Pacífico) do dia 9 de novembro, nossa greve está oficialmente suspensa e todos os locais de piquete estão fechados.
SAG-AFTRA, no X/Twitter
Em contrato avaliado em mais de um bilhão de dólares, alcançamos acordo de escopo extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima “acima do padrão”, disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA e, pela primeira vez, estabelece bônus de participação no streaming.
Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará valor muito necessário aos nossos planos. Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para diversas categorias, incluindo aumentos de remuneração descomunais para artistas secundários e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades.
SAG-AFTRA, no X/Twitter
“Chegamos a contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, beneficiarão deste trabalho”, completou a instituição.
Fonte: Olhar Digital
Comentários