A Microsoft entrou na luta contra a desinformação promovida pela IA. Na terça-feira (07), a big tech anunciou que vai oferecer serviços para a proteção de candidatos e campanhas eleitorais contra deepfakes antes das eleições de 2024 nos Estados Unidos. Um dos recursos será uma marca d’água permanente, que inclui informações da data, procedência e autoria de uma imagem, para que ela não possa ser manipulada.

O anúncio foi feito através de uma postagem de blog, de coautoria de Brad Smith, presidente da Microsoft, e Teresa Hutson, vice-presidente corporativa de Tecnologia para Direitos Fundamentais.

Contexto

O anúncio da Microsoft vem em meio a uma crescente preocupação com o potencial da IA para manipular imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo, possivelmente afetando as eleições do ano que vem.

A tecnologia, inclusive, já protagonizou alguns casos desse tipo, como quando uma imagem manipulada mostrou o então presidente Donald Trump abraçando Anthony Fauci, conselheiro médico dos Estados Unidos durante a pandemia da Covid-19. Outro caso foi quando o Partido Republicano dos EUA veiculou um vídeo mostrando o país em um cenário apocalíptico caso Joe Biden vencesse a disputa presidencial pela reeleição.

Print de vídeo contra reeleição de Joe Biden nos EUA
Vídeo com “Biden IA” levantou questões preocupantes sobre deepfakes em campanhas políticas (Imagem: Reprodução/YouTube)

Microsoft contra deepfakes de IA