Quando se menciona dinossauros, é provável que as imagens da famosa série de filmes Jurassic Park venham à mente. Essa franquia hollywoodiana, uma das mais rentáveis, teve sua origem no livro “Jurassic Park” de Michael Crichton, publicado em 1990.
No total, a série “Jurassic Park” inclui 6 filmes. Contudo, a franquia está dividida em três filmes da trilogia clássica, conhecida como a “Jurassic Park Trilogy,” e três filmes da trilogia Jurassic World.
Devido a divisão em duas trilogias, e considerando que muitas franquias de Hollywood têm narrativas cronologicamente fragmentadas, você pode estar se perguntando qual é a sequência adequada para assistir aos filmes da série Jurassic Park. Portanto, continue lendo, pois explicaremos mais detalhadamente.
Jurassic Park: Ordem dos filmes
A ordem cronológica dos eventos na série “Jurassic Park” é a mesma que a ordem de lançamento dos filmes.
Portanto, basta assistir aos filmes na ordem de lançamento para compreender a história completa do universo ‘Jurassic Park’ e ‘Jurassic World’ em tempo real.
A seguir, saiba mais sobre os filmes.
Jurassic Park (1993)
Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.
O primeiro da ordem cronológica é o primeiro filme lançado da série “Jurassic Park”, lá em 1993. Dirigido por Steven Spielberg, esse filme foi a maior bilheteria do ano.
Aqui foi onde tudo começou: o milionário John Hammond (Richard Attenborough) e uma equipe de cientistas criam um parque temático de dinossauros extintos na remota ilha de Nublar. Para trazer os dinossauros de volta à vida, foi utilizada uma tecnologia de clonagem de DNA. Todavia, quando o parque abre para uma visita prévia, um acidente na segurança permite que os dinossauros escapem de suas jaulas.
O filme foi baseado no romance homônimo de Michael Crichton, lançado em 1990, e é estrelado por Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum.
O Mundo Perdido – Jurassic Park (1997)
Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.
“O Mundo Perdido” é o segundo filme na ordem cronológica dos eventos da série. Também com direção de Steven Spielberg, o longa é baseado no romance “The Lost World” de Crichton, publicado em 1995.
A história se passa quatro anos após os acontecimentos do filme anterior. No enredo, é descoberto um segundo local de clonagem de dinossauros: a ilha de Sorna. John Hammond (Attenborough) perde o controle de sua empresa, a InGen, para seu ganancioso sobrinho (Arliss Howard), que deseja explorar essa nova área.
Entretanto, Hammond pede ao Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum) que se una à expedição para promover uma política de não interferência. Ao chegarem lá, eles descobrem que os dinossauros vivem e se reproduzem livremente na natureza. Porém, a InGen planeja capturar um Tiranossauro rex para exibi-lo em um zoológico em San Diego.
O elenco ainda conta com Julianne Moore, Pete Postlethwaite, Vince Vaughn, Vanessa Lee Chester e Peter Stormare.
Jurassic Park 3 (2001)
Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.
Seguindo os acontecimentos dos dois filmes anteriores, “Jurassic Park 3” é o terceiro na sequência temporal de toda a franquia e conclui a trilogia original. A direção do filme é de Joe Johnston e apresenta Sam Neill e Laura Dern reprisando seus papéis. O elenco ainda conta com William H. Macy e Téa Leoni.
Na trama, o paleontólogo Dr. Alan Grant (Neill) luta para obter financiamento para sua pesquisa sobre a inteligência dos Velociraptors. Porém, ele recebe uma oferta de um casal aparentemente abastado: dinheiro para os seus estudos em troca de um voo aéreo sobre os céus da ilha de Sorna.
No entanto, Alan é enganado. O avião aterrissa em Sorna, e seus contratantes não são ricos, apenas o enganaram para que ele procurasse por seu filho desaparecido na ilha habitada por dinossauros.
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Globoplay.
Este é o quarto filme da franquia “Jurassic Park” e marca o início da trilogia “Jurassic World”. Com Colin Trevorrow na direção, o filme introduz novos personagens no universo da série.
O elenco principal inclui Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Vincent D’Onofrio, Ty Simpkins, Nick Robinson, Omar Sy, BD Wong (retomando seu papel do filme “Jurassic Park” de 1993) e Irrfan Khan.
A história se desenrola 22 anos após os eventos de “Jurassic Park” (1993) e se passa na ilha Nublar, o mesmo local do primeiro filme, onde o parque original nunca chegou a ser aberto. Agora, uma atração de sucesso chamada Jurassic World, que exibe dinossauros clonados, opera na ilha há algum tempo. No entanto, problemas surgem quando um dinossauro geneticamente modificado e altamente inteligente escapa de seu recinto.
Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Globoplay.
O quinto filme da série e o segundo da trilogia “Jurassic World”, o “Reino Ameaçado”. O filme conta com a direção de J.A. Bayona. O elenco traz de volta Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, BD Wong e Jeff Goldblum reprisando seus papéis.
A trama se passa três anos após os eventos de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”. O parque foi destruído, e a ilha Nublar enfrenta uma erupção vulcânica iminente que ameaça extinguir os dinossauros sobreviventes, que agora vivem soltos. Owen Grady (Chris Pratt) e Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) são chamados de volta para ajudar a resgatar os dinossauros.
Jurassic World: Domínio (2022)
Disponível para assinantes do Telecine.
O último filme da cronologia e da trilogia “Jurassic World”, “Domínio”, conta com a direção de Colin Trevorrow. Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neill, os protagonistas de “Jurassic Park” (1993), retornam juntos neste filme, reprisando seus papéis. Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, BD Wong e Omar Sy também estão de volta.
A história de “Domínio” se passa quatro anos após os eventos do filme anterior. Os dinossauros agora vivem ao lado dos humanos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários