O câncer é uma das principais causas de mortes no mundo e o diagnóstico precoce da doença é considerado fundamental. Por isso, o desenvolvimento de um novo exame de sangue que pode detectar o câncer em até duas horas é considerado uma verdadeira revolução na área da saúde.

Leia mais

Exame identifica presença de proteína específica

Ilustração clinicamente precisa de uma célula com câncer
Ilustração clinicamente precisa de uma célula cancerosa (Imagem: SciePro/Shutterstock)

Uso para detecção e para o tratamento de câncer

Os pesquisadores realizaram testes e identificaram duas possibilidades de uso do exame de sangue. A primeira é a da detecção precoce da doença, quando o paciente ainda não tem sintomas. Os cientistas analisaram o plasma de 400 pessoas aparentemente saudáveis, com 20 a 90 anos. Das cinco pessoas que apresentaram níveis elevados de ORF1p, uma descobriu que tinha um câncer de próstata avançado seis meses depois.

Além disso, o exame pode ser feito para acompanhar um tratamento oncológico. Ele indica o nível de ORF1p no sangue do paciente, que a partir do tratamento deve começar a cair. Os pesquisadores acompanharam essa redução nos níveis do biomarcador em 13 pacientes que tratavam um câncer gastroesofágico.

Uma das vantagens do novo exame de sangue é seu baixo custo. Segundo os cientistas, são necessários menos de US$ 3 (cerca de R$ 15) por exame. As informações são da Universidade Rockefeller.