A tempestade de areia é considerada um evento meteorológico e tende a atingir regiões mais secas e semiáridas, devido ao potencial destes lugares de abrigar partículas de poeira. O fenômeno é, originalmente, obra da natureza e pode afetar o ser humano, prédios, animais e quase qualquer coisa que estiver no meio do caminho. A seguir, confira mais informações sobre o que causa as tempestades de areia.
O que são e como se formam as tempestades de areia?
Podem ser descritos como “eventos meteorológicos” os fenômenos da natureza que acontecem na atmosfera do planeta e detêm uma ligação direta com o clima e o tempo de um lugar. Dito isso, as tempestades de areia são consideradas um exemplo desse tipo de ocorrência.
As tempestades de areia acontecem, normalmente, em regiões secas, áridas e semiáridas, tais como desertos e até em um litoral mais seco. Isso porque, nestes lugares, a concentração de poeira, areia e demais detritos finos é mais comum, o que facilita a sua dispersão no ar quando grandes rajadas de vento varrem o solo.
Mas qualquer região seca pode ter uma tempestade de areia? Em tese, é possível. Mas além da presença de um solo seco e de resíduos finos, é necessário um vento muito forte: quando isso acontece, o vento varre estas partículas, as levanta do chão e as transporta de um lugar para o outro.
Esse transporte da poeira pode gerar nuvens densas de detritos, o que ocasiona o que chamamos de “tempestade de areia”. Além de tudo isso, outro fator que contribui para dispersão avulsa das nuvens é a ausência da flora, já que as árvores ou plantações poderiam ajudar a diminuir o transporte dos detritos e, consequentemente, diminuir um pouco a sua transmissão.
Quais as consequências de uma tempestade de areia?
As consequências de uma tempestade de areia dependem de inúmeros fatores, mas vamos listar alguns a seguir:
Fonte: Olhar Digital
Comentários