As discussões sobre a existência de alienígenas já fazem parte da nossa sociedade há algum tempo e quase todo mundo tem uma opinião sobre o assunto. Mas quando este assunto começou a ser uma preocupação para a humanidade?

Leia mais

Alienígenas existem?

Primeiros relatos de objetos estranhos no céu

As primeiras referências desses eventos incomuns vêm do período entre 223 e 91 a.C., com relatos gregos e romanos descrevendo “fogo no céu”, “abismos” e “sóis noturnos” no céu. Essas descrições se alinham perfeitamente com ciclos de aurora de 11 anos, provavelmente explicando o que eles tinham visto.

Outros relatos de 218 a.C. a 65 d.C. falam de escudos redondos e “lanças flamejantes” espalhadas pelo céu, e até mesmo de “navios” no céu, talvez o resultado de uma nuvem em formato estranho.

Em todos esses “avistamentos”, que provavelmente se tratavam de meteoritos, pássaros ou outros fenômenos naturais, nenhum usa o terma alienígenas. De fato, o conceito de vida fora da Terra ainda não existia naquela época. Então, quando foi que ele surgiu?

ovnis
Registro de OVNI’s (Imagem: Shutterstock)

Surge a hipótese de existir vida fora da Terra

No século V a.C., os filósofos Leucipo e Demócrito criaram o atomismo, a ideia de que o universo é feito de minúsculas partes indivisíveis, girando e se aglutinando para formar objetos e mundos. Como Demócrito acreditava que havia um suprimento infinito desses átomos, ele especulou que havia um número infinito de mundos.

Já a filosofia aristotélica rejeitava a ideia de muitos mundos, enquanto a religião também sufocava quaisquer ideias científicas que não apontassem Deus como o criador de tudo.

Foi em 1439-1940, que o filósofo Nicolau de Cusa apresentou uma nova ideia.

A vida, tal como existe na Terra sob a forma de homens, animais e plantas, encontra-se, suponhamos que de forma elevada nas regiões solar e estelar. Em vez de pensarmos que tantas estrelas e partes dos céus são desabitadas e que só esta nossa terra é povoada – e que com seres talvez de tipo inferior – vamos supor que em todas as regiões existem habitantes, diferindo na natureza por categoria e todos devendo sua origem a Deus, que é o centro e a circunferência de todas as regiões estelares.

Nicolau de Cusa, filósofo

É claro que naquela época o conhecimento sobre o espaço não pode ser comparado com o que a ciência sabe agora. E mesmo assim ainda não foi possível confirmar ou descartar a existência de alienígenas em outros planetas. A discussão é antiga e parece que vai prosseguir por algum tempo.