A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk e que possui vários contratos com a NASA, chegou a 80 missões orbitais em 2023. A mais recente foi nesta quarta-feira (8), com o lançamento do foguete Falcon 9, que levou mais 23 satélites da Starlink, a empresa de internet via satélite da SpaceX.

Esse foi 11º lançamento do Falcon 9 só neste ano, segundo o Space.com. Já os novos satélites da Starlink deixaram o Falcon 9 em direção à baixa órbita da Terra após 65 minutos do lançamento.

80 missões da SpaceX em 2023

Starship: FAA conclui avaliação de segurança do foguete da SpaceX

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou nesta terça-feira, 31 de outubro, que concluiu a revisão de segurança do Starship, que avalia os riscos que um lançamento pode representar para a saúde pública e a propriedade. No entanto, ainda há outra barreira regulatória a ser superada antes que a SpaceX possa obter a licença para a próxima decolagem do Starship.

A FAA continua trabalhando na revisão ambiental. Como parte da revisão ambiental, a FAA está consultando o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS) em uma Avaliação Biológica atualizada sob a Lei de Espécies Ameaçadas. A FAA e o USFWS devem concluir esta consulta antes que a parte da avaliação ambiental da licença seja finalizada.

Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), em comunicado via Space.com

Leia a matéria completa aqui