China Planeja Desenvolver Robôs Humanoides Realistas até 2025
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China anunciou recentemente um ambicioso plano para o desenvolvimento de robôs humanoides realistas até 2025. O governo estabeleceu um centro em Pequim, dedicado a acelerar a inovação e o fornecimento de tecnologias nesse campo.
De acordo com informações do SCMP, o documento de nove páginas do MIIT delineia planos otimistas para o avanço da robótica humanoide na China. O país almeja que esses robôs tenham um impacto na sociedade comparável ao das revoluções dos smartphones e carros elétricos. As principais estratégias incluem:
- Incentivar empresas de robótica, especialmente pequenas e jovens, concentradas no desenvolvimento de robôs humanoides.
- Estabelecer padrões industriais, como um sistema de cadeia de abastecimento para apoiar a construção em massa dos robôs.
- Desenvolver talentos na área e promover intensa cooperação internacional no avanço das tecnologias.
A China demonstra determinação em se destacar na vanguarda da inovação em robótica, buscando transformar a visão de robôs humanoides realistas em uma realidade palpável até meados da próxima década.
Próximos passos da China na busca pelos robôs humanoides
Nos próximos dois anos, o país pretende avançar em áreas como detecção ambiental, controle de movimentos e a capacidade de interação entre máquinas e humanos, com foco principalmente no uso de Inteligência Artificial e desenvolvimento de membros hábeis nos robôs.
Depois disso, até 2027, a meta é atingir a liderança mundial na área, com robôs humanoides conseguindo pensar, aprender e inovar. Assim, a tecnologia se tornará um novo e importante motor de crescimento econômico da China.
No futuro, essas máquinas provavelmente irão atuar em diversas áreas, desde serviços domésticos e logística até saúde e agricultura, executando tarefas que atualmente são realizadas por humanos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários