O crescimento nas vendas de EVs nos Estados Unidos durante o terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi considerado decepcionante, mesmo tendo aumento de 50%.

Montadoras e analistas esperavam crescimento maior, o que levantou dúvidas sobre os planos de investimento das empresas no desenvolvimento de novos modelos e na construção de fábricas.

Conforme o The New York Times, General Motors (GM), Ford e Tesla anunciaram adiamento dos gastos com a produção de veículos elétricos devido à desaceleração das vendas e sinais de enfraquecimento da economia.

Isso prejudica o plano do governo Biden de combater as mudanças climáticas promovendo veículos de emissão zero e levanta dúvidas sobre a eficácia dos incentivos fiscais federais para os compradores de carros elétricos.

“Nosso compromisso com futuro com sistema totalmente EV está mais forte do que nunca”, disse Mary T. Barra, presidente-executiva da GM, a analistas em teleconferência em outubro. Mas, acrescentou, o mercado está se revelando “um pouco instável”.

“Os veículos elétricos ainda estão em alta demanda”, disse Jim Farley, presidente-executivo da Ford, a analistas. Contudo, acrescentou que o aumento da concorrência derrubou os preços.

Desaceleração mundial?

“Muitas montadoras estavam lançando veículos no mercado”, disse Kevin Roberts, diretor de insights e análises do setor na CarGurus, um mercado automotivo on-line. “Agora eles estão enfrentando uma situação em um ambiente de taxas de juros crescentes em que não estão precificados adequadamente.”

Alguns conservadores usaram dados recentes para argumentar que os EVs são “exagerados”. Republicanos, como o senador J.D. Vance, de Ohio, alegaram que os EVs estão acabando com empregos na indústria automobilística e propuseram a reversão de políticas destinadas a incentivar as pessoas a comprar carros movidos a bateria.

Preços mais camaradas

Os preços dos EVs estão diminuindo gradualmente à medida que os fabricantes aumentam a produção.

A infraestrutura de carregamento ainda é um obstáculo para a adoção em massa de veículos elétricos, especialmente para aqueles que vivem em apartamentos ou não têm espaço para instalar um carregador em casa.

No entanto, o sistema de carregamento está melhorando, com a abertura dos carregadores rápidos da Tesla para outras marcas e a construção de mais estações de carregamento por outros fabricantes.

Os fabricantes de automóveis estão percebendo que a venda de veículos elétricos é diferente da venda de carros a gasolina, e a infraestrutura de carregamento ainda precisa ser aprimorada.

“Tivemos muitos pioneiros que compraram veículos elétricos caros”, disse Tom Narayan, analista automotivo global da RBC Capital Markets. “Agora você está no ponto em que o consumidor da rua principal está olhando para os veículos elétricos.”