Uma startup sediada em Curitiba, no Paraná, desenvolve e fabrica exoesqueletos que prometem reduzir em até 60% o risco de lesões em ambientes de trabalho.

Com tecnologia nacional, os equipamentos da Exy Exoesqueletos são voltados para profissionais que realizam atividades repetitivas, precisam carregar materiais pesados ou estejam sujeitos a riscos.

O CEO da empresa, Alfredo Marczynski, explica que ao dar sustentação ao corpo, os exoesqueletos diminuem o esforço muscular e evitam sobrecarga. Além disso, evitam afastamentos e auxiliam no aumento de produtividade das empresas.

Em determinadas atividades, é comum que os profissionais precisem levantar ou carregar materiais pesados por longos períodos, sobrecarregando suas costas e ombros principalmente. Com a utilização dos exoesqueletos, o impacto ao corpo dos trabalhadores é reduzido significativamente, evitando-se lesões e as doenças ocupacionais

Alfredo Marczynski, CEO da Exy Exoesqueletos

Imagem: Divulgação

Os exoesqueletos

Atualmente, a Exy Exoesqueletos comercializa dois produtos que não precisam de baterias ou eletricidade: o Exy One (exoesqueletos para membros superiores) e o Back Lite (exovestível com proteção à região lombar confeccionado em tecido antibactericida). 

Os equipamentos já são utilizados por mais de 30 empresas da indústria metalmecânica, automotiva, construção civil e logística. Além do Brasil, a Exy fornece equipamentos a empresas do Chile e Argentina. Portugal é o próximo da lista.