Pela primeira vez na história, foi realizado um transplante de olho inteiro em um ser humano. O procedimento foi anunciado nesta quinta-feira por cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos. Até então, só haviam sido feitos transplantes de córnea, a camada frontal transparente do olho.
Leia mais
Transplante foi um sucesso
Paciente não recuperou a capacidade de enxergar
Apesar do sucesso do procedimento, o olho transplantado não se comunica com o cérebro através do nervo óptico. Mas mesmo que a cirurgia não tenha restaurado a capacidade de visão do paciente, os cirurgiões acreditam que o transplante abre muitas novas possibilidades para a medicina.
Outras equipes médicas estão desenvolvendo formas de ligar redes de nervos no cérebro a olhos cegos através da inserção de elétrodos, por exemplo, para permitir a visão.
Não creio que alguém possa afirmar que verá. Mas, da mesma forma, eles não podem alegar que ele não verá. Neste ponto, acho que estamos muito felizes com o resultado que conseguimos alcançar com uma operação muito exigente tecnicamente. Se pudermos trabalhar com outros cientistas que estão trabalhando em outros métodos para restaurar a visão ou restaurar imagens do córtex visual, acho que estaremos um passo mais perto.
Eduardo Rodriguez, líder da equipe cirúrgica da NYU Langone Health
O próprio Aaron James, que manteve a visão do olho direito após o acidente, afirma que sabia que talvez não recuperasse a visão do olho transplantado. Mesmo assim, optou por realizar a cirurgia como forma de aprendizado para os médicos. Ele disse acreditar que o procedimento abra um novo caminho e possa beneficiar pacientes com casos semelhantes ao dele no futuro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários