Não é novidade que o setor dos elétricos alavancou de vez: no mundo inteiro, foram mais de 9,4 milhões de unidades eletrificadas (incluindo carros totalmente elétricos e híbridos) de janeiro a setembro deste ano. O número representa 16% do total de vendas de veículos mundialmente. Desse total, a BYD e a Tesla se consolidam como as montadoras que mais vendem e crescem no segmento.

Elétricos em 2023

De acordo com dados da EV-Volumes, a participação dos elétricos no mercado automobilístico, apesar de considerável, ainda é alavancada por poucas montadoras. Isso porque cinco empresas foram responsáveis por mais de metade das vendas nos nove primeiros meses do ano.

Na categoria de carros plug-in, que combina modelos totalmente elétricos (BEV, na sigla em inglês) e híbridos plug-in (PHEV), as cinco empresas que mais venderam foram a BYD, Tesla, Grupo Volkswagen, Geely-Volvo e SAIC.

Foram mais de 5,1 milhões de unidades vendidas no período, 54% do total dos eletrificados.

carros elétricos
Setor dos elétricos está crescendo, mas poucas montadoras detém grande participação no mercado (Imagem: guteksk7/Shutterstock)

BYD vs. Tesla

BYD
Imagem: Robert Way/Shutterstock

Outras empresas de elétricos

Depois da BYD e da Tesla, o Grupo Volkswagen registrou mais de 680 mil unidades vendidas, mas a participação caiu de 8% no ano passado para 7,2% esse ano.

A Geely-Volvo, em quarto lugar, vendeu mais de 570 mil unidades e cresceu de 5,7% para 6,1%. No quinto lugar, a SAIC caiu de 7,6% para 5,4%, com pouco mais de 514 mil unidades vendidas.

Outras grandes empresas participam do setor, como a Stellantis, BMW Group, GAC e Hyundai Motor Group. Todas têm participações de vendas menores que 5%.