A atualização mais recente da versão beta do iOS 17 – sistema operacional para iPhone – explora a experiência de realidade mista. Isso porque a principal novidade no sistema da Apple é a possibilidade de gravar “vídeos espaciais” com o iPhone 15 Pro.

Para quem tem pressa:

Conforme anunciado pela empresa, esse tipo de vídeo – que usa o mesmo princípio do áudio espacial, só que de maneira visual – é pensado para ser assistido no Vision Pro, headset de realidade mista da empresa. As informações sobre a atualização foram publicadas pelo site 9to5Mac.

iPhone 15 Pro e os ‘vídeos espaciais’

Pessoa gravando vídeo 3D com iPhone 15 Pro
(Imagem: Reprodução/Apple)

Aqueles que têm acesso à versão beta 2 do iOS 17.2 podem começar a explorar essa funcionalidade ao utilizar as duas câmeras superiores do iPhone 15 Pro quando mantidas na horizontal.

A ativação do recurso é simples: os usuários precisam ajustar a opção “Vídeo Espacial para Apple Vision Pro” nas configurações do aplicativo.

De acordo com informações divulgadas, a gravação de vídeo espacial ocorre em resolução 1080p a 30 quadros por segundo (fps). Segundo a Apple, um minuto de filmagem consome aproximadamente 130 MB de armazenamento.

Essa nova adição visa fornecer aos usuários uma experiência tridimensional imersiva, preparando terreno para a visualização posterior no Vision Pro.

Embora a Apple tenha afirmado, em setembro, que esse recurso estaria disponível mais adiante em 2023, a versão completa do iOS 17.2 ainda não foi lançada.

Quando isso acontecer, quem tiver iPhone 15 Pro poderá começar a construir uma biblioteca de vídeos espaciais pessoais, antecipando a possibilidade de assistir a esses vídeos em 3D no Vision Pro, cujo lançamento está previsto para o início de 2024.

É importante ressaltar que, até ter acesso ao headset, os usuários estarão gravando vídeos 2D de resolução mais baixa (em comparação com 4K), destinados à visualização em telas padrão.