A startup britânica Lyte Aviation está pensando grande quando se trata de aeronaves VTOL (decolagem e pouso vertical). A empresa diz que seu primeiro modelo terá nada menos que 44 lugares, velocidade máxima de 300 km/h e alcance de mais de 1.000 km.
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Para ter energia suficiente para subir, a Lyte diz que sua primeira aeronave funcionará com motores turboélice existentes que rodam com combustível de aviação regular ou sustentável. Os níveis de potência ficam entre 3.500 e 5.000 cavalos.
Aparentemente, também haverá motores elétricos e células de combustível de hidrogênio nas pontas das asas, talvez para adicionar mais torque e dar as hélices a chance de responder com mais rapidez para equilibrar a grande aeronave em voo pairado.
A ideia é que o modelo cubra voos regionais, com a vantagem de não precisar de pista de pouso. Poderia também ser uma forma rápida de cobrir rotas como uma espécie de ônibus voador, destaca o New Atlas.
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Lançamento e preço
A Lyte diz que o plano é que a aeronave rode apenas com propulsão elétrica de hidrogênio limpo no futuro. A empresa espera ter um protótipo em escala real construído até 2024 e pronto para voar em 2025.
Cada aeronave vale cerca de 40 milhões de euros, R$ 210 milhões na cotação atual.
Fonte: Olhar Digital
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