Uma pesquisa investigou qual é a visão das pessoas sobre o uso de inteligência artificial nas próximas eleições dos Estados Unidos, marcada para novembro de 2024. Os resultados apontaram que há um certo consenso entre os adeptos dos dois partidos (Republicano e Democrata): a tecnologia ira trazer mais problemas do que benefícios.
O estudo foi realizado pela Escola Harris de Políticas Públicas da Universidade de Chicago e pelo Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos da Associated Press-NORC.
IA nas eleições: é bom ou ruim?
Ethan Bueno de Mesquita, reitor interino da Escola Harris de Políticas Públicas da Universidade de Chicago, defende que a busca de conhecimento sobre como votar em plataformas de linguagem baseada em IA é uma questão para se tomar cuidado:
Há preocupações de que os chatbots possam simplesmente inventar uma resposta [para perguntas dos eleitores]. Felizmente, esta também é uma área onde as empresas de IA parecem empenhadas em garantir que os chatbots direcionem os usuários para informações confiáveis.
Ethan Bueno de Mesquita em entrevista para o Phys.org
Preocupação com propagação de informação falsa
Os eleitores estão preocupados com o aumento de divulgação de desinformação pela IA e acreditam que devem existir medidas para evitar essa situação:
O dados da pesquisa foram coletados durante entrevistas em 50 estados dos Estados Unidos. O levantamento foi realizado entre 19 e 23 de outubro de 2023, com pessoas de 18 anos ou mais. O nível de confiança do estudo é de 95% com margem de erro de 4,1 pontos percentuais. As informações são do portal Phys.org.
Fonte: Olhar Digital
Comentários