Neste fim de semana, o Sertão da Paraíba vai receber um dos maiores eventos de astrofotografia do Brasil: o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA!), que está em sua 10ª edição.
Essa conferência ocorre anualmente no Casarão do Jabre, na zona rural da cidade de Matureia, reunindo astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas para contemplar e fotografar toda a beleza e imensidão do Universo.
De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), a ideia principal é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.
Um dos maiores nomes da astrofotografia
É diretamente de lá que será transmitido o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (10), dia de abertura do evento, que vai até domingo (12). E, claro, o episódio desta noite não poderia ter outro tema senão astrofotografia.
Você poderá ver o céu ao vivo, por meio de capturas feitas a partir de telescópios, além de saber tudo sobre o assunto com um dos maiores astrofotógrafos brasileiros da atualidade: Carlos (Kiko) Fairbairn.
Formado em Administração e pós-graduado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) em Gestão de Meio Ambiente, ele já teve mais de 10 fotos de sua autoria escolhidas como Imagem Astronômica do Dia pela NASA.
Imagens captadas por ele também já foram publicadas em diversos sites de ciência, canais de TV, releases, livros, jornais e revistas, como a Fotografe Melhor (maior revista de fotografia do Brasil).
Em 2017, Kiko ganhou o prêmio “Astronomy Photographer of the Year”, a mais importante premiação da fotografia astronômica do mundo. Além de ser um astrofotógrafo apaixonado por capturar as maravilhas do céu noturno, ele também adora divulgar a astronomia, com o intuito de torná-la mais popular, usando as fotografias como uma forma de acender a chama do interesse do público em geral.
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).
Fonte: Olhar Digital
Comentários