A Archer Aviation, a startup de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), firmou um acordo com uma empresa indiana de viagens e lançará um serviço de táxi aéreo totalmente elétrico e acessível no país em 2026.
Se o projeto for bem-sucedido, a Índia será mais um mercado fora dos EUA a apostar no negócio depois dos Emirados Árabes Unidos.
A empresa de eVTOLs e a InterGlobe Enterprises confirmaram a parceria nesta quinta-feira (9). O serviço, ainda sujeito a aprovações regulatórias, será “competitivo em termos de custo com o transporte terrestre” e melhorará a mobilidade urbana no país mais populoso do mundo.
A parceria prevê financiar a compra de até 200 aeronaves “Midnight” da Archer. A aeronave tem capacidade para levar quatro passageiros e um piloto e pode voar até 160 quilômetros por carga.
Como será o serviço
Ambas as empresas também procuram explorar diferentes casos de uso para a aeronave, incluindo transporte de carga, serviços médicos e de emergência, bem como serviços fretados.
A Índia é uma das, senão a maior, oportunidade para a utilização de aeronaves eVTOL no mundo, pois abriga a maior população (…) suas maiores cidades enfrentam alguns dos maiores desafios de congestionamento. A aeronave Midnight foi projetada para fornecer uma solução de transporte que pode ajudar a resolver esse problema
Adam Goldstein, CEO e fundador da Archer
“Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade de trazer uma solução de transporte eficaz, futurista e sustentável, introduzindo a aeronave elétrica da Archer na Índia”, disse Rahul Bhatia, diretor administrativo do grupo InterGlobe.
A Archer Aviation
Fonte: Olhar Digital
Comentários