A paisagem está mudando na costa sul do Japão. Uma pequena ilha está emergindo na região, resultado da atividade de um vulcão submarino que começou a entrar em erupção em 21 de outubro, a menos de um quilômetro da ilha de Iwo Jima.
Leia mais
Vulcão subaquático
Fenômeno geológico raro
Erupções vulcânicas subaquáticas podem formar ilhas e isso já aconteceu na história da Terra. O território do Havaí é um exemplo. Mas, na maioria das vezes, não é possível testemunhar essas erupções acontecendo, uma vez que elas ficam escondidas nas profundezas dos oceanos.
A erupção atual ao largo de Iwo Jima intensificou-se durante semanas e atingiu o pico na sexta-feira (03) e no sábado (04). A nova ilha tem cerca de 100 metros de diâmetro, de acordo com a última medição feita pelo Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio.
Outra pequena ilha se formou de forma semelhante na mesma região do Japão, perto do vulcão Nishinoshima, em 2013. Essa erupção durou uma década.
Já no caso mais recente não é possível precisar quanto tempo vai durar a atividade vulcânica. E até mesmo a evolução da erupção está intrigando especialistas. Eles afirmam que é necessário mais tempo para concluir o que de fato está acontecendo e qual será o futuro da ilha: ela vai continuar crescendo ou irá afundar e desaparecer novamente? Apenas o tempo responderá esses questionamentos.
Veja a ilha criada pela erupção:
Fonte: Olhar Digital
Comentários