Uma das sagas cinematográficas mais nostálgicas é “Karate Kid“, que deixou uma marca duradoura em várias gerações e conquistou um lugar especial na cultura pop.
A franquia consiste em cinco filmes, sendo quatro da trama original e um remake, além de uma websérie. No entanto, são os três primeiros filmes da série, estrelados por Ralph Macchio como Daniel LaRusso e Pat Morita como Sr. Miyagi, que verdadeiramente encantaram a infância de muitos.
Se você deseja relembrar ou descobrir mais sobre os filmes de “Karate Kid” e saber onde assisti-los, confira mais a seguir.
Karatê Kid: onde assistir
Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
Alcançando um sucesso estrondoso nas bilheterias, “Karatê Kid – A Hora da Verdade” angariou mais de US$130 milhões globalmente. O impacto foi tão significativo que contribuiu para a disseminação da prática de karatê nos Estados Unidos. O filme conta com a direção de John G. Avildsen (o mesmo de “Rocky: Um Lutador”).
O jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio) é o protagonista da história. Ao chegar à Califórnia, ele enfrenta desafios para se adaptar. Contudo, as coisas mudam quando Daniel se envolve com Ali Mills (Elisabeth Shue).
Este relacionamento, no entanto, desperta o ciúme de Johnny Lawrence (William Zabka), ex-namorado de Ali e o melhor aluno do dojo Cobra Kai. Sob o comando do violente sensei John Kreese (Martin Kove), o Cobra Kai ensina uma abordagem agressiva de karatê.
Para se proteger de Johnny e sua gangue, Daniel conta com a ajuda do Sr. Miyagi (Pat Morita), um experiente mestre em karatê.
Vale destacar que Pat Morita recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação notável neste filme.
Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua (1986)
O sucesso estrondoso de “Karatê Kid – A Hora da Verdade” deu início a uma franquia de mídia. Esta sequência traz John G. Avildsen de volta à direção e é novamente estrelada por Ralph Macchio e Pat Morita, repetindo seus icônicos papéis. O longa repetiu o excelente desempenho comercial do título anterior, arrecadando 130 milhões de dólares em todo o mundo.
Na trama, ao receber uma correspondência informando sobre a iminente morte de seu pai, Myagi retorna à sua terra natal em Okinawa após quatro décadas. Acompanhado por Daniel, Myagi confronta seu passado ao se deparar novamente com a mulher por quem foi apaixonado, Yukie (Nobu McCarthy), e seu antigo rival, Sato (Danny Kamekona) – um próspero industrial que se casou com Yukie em um matrimônio arranjado.
Além disso, Daniel enfrenta um novo oponente, o sobrinho corrupto de Sato, Chozen Toguchi (Yuji Okumoto), e vivencia um novo interesse romântico na figura de Kumiko (Tamlyn Tomita), sobrinha de Yukie.
Karatê Kid 3 – O Desafio Final (1989)
Último filme dirigido por John G. Avildsen e estrelado por Ralph Macchio, “Karate Kid 3 – O Desafio Final” encerra a trilogia clássica das aventuras de Daniel-san e mestre Miyagi. Desta vez, a bilheteria, embora ainda tenha sido bem-sucedida, foi mais modesta em comparação com os títulos anteriores. Além disso, o longa recebeu críticas negativas por parte da crítica.
No enredo, John Kreese (Kove), o instrutor da Academia Cobra Kai, retorna em busca de vingança após a derrota no torneio do primeiro filme. Arruinado financeiramente, Kreese se associa ao corrupto empresário Terry Silver (Thomas Ian Griffith). Juntos, eles tramam para destruir a reputação de Miyagi e Daniel e recuperar a honra da Cobra Kai.
Com o objetivo de derrotar Daniel no próximo torneio, Silver contrata o agressivo lutador Mike Barnes (Sean Kanan).
Karate Kid 4 – A Nova Aventura (1994)
No quarto filme da franquia, Ralph Macchio não reprisa o papel de Daniel-san. A nova protagonista é Julie Pierce, interpretada por Hilary Swank, que já conquistou dois Oscars de Melhor Atriz por suas performances em “Meninos Não Choram” e “Menina de Ouro”. No entanto, Pat Morita retorna como o mestre Miyagi pela última vez.
Na história, o mestre Miyagi visita a viúva de seu antigo comandante, Louisa (Constance Towers), a avó de Julie. Após a morte dos pais, Julie desenvolve um comportamento raivoso que prejudica sua vida social. Miyagi intercede, ensinando-lhe os princípios do karatê, que a ajudam a superar desafios emocionais e a confrontar uma obscura fraternidade escolar liderada pelo coronel Paul Dugan (Michael Ironside).
Karate Kid (2010)
Remake do original de 1984, este filme não se desenrola no mesmo universo fictício dos quatro títulos anteriores da franquia. Aqui, a trama foi transferida para a China, e o Karate foi substituído pelo Kung Fu.
Os novos personagens incluem Dre Parker (Jaden Smith), um jovem que se muda para Pequim com sua mãe (Taraji P. Henson). Dre enfrenta desafios para se adaptar à nova cultura, mas se apaixona por sua colega de classe Mei Ying (Wenwen Han), que se torna sua amiga.
No entanto, Dre logo se depara com um adversário, o valentão Cheng (Zhenwei Wang). Felizmente, o jovem protagonista encontra auxílio no zelador de seu prédio, o Sr. Han (Jackie Chan), um mestre de kung fu deprimido por traumas do passado, que o instrui nas artes da autodefesa.
Bônus: Cobra Kai (2018)
Disponível para assinantes da Netflix
Após concluir todos os filmes da franquia “Karatê Kid”, é possível continuar explorando o universo por meio da série “Cobra Kai”. Essa produção retoma os acontecimentos de “Karatê Kid” anos mais tarde, reintroduzindo personagens que apareceram ao longo da franquia.
Em Cobra Kai, acompanhamos Johnny Lawrence (um dos vilões do primeiro filme), já adulto e com problemas financeiros. Ele decide reabrir o dojo Cobra Kai e começa a treinar novos alunos, em especial seu vizinho, o jovem Miguel Diaz (Xolo Maridueña). Com isso, ele acaba reavivando a sua antiga rivalidade com Daniel, agora um empresário de sucesso, que não medirá esforços para acabar com o dojo de Johnny.
Cobra Kai (2018 – presente) / Crédito: Netflix (divulgação)
Fonte: Olhar Digital
Comentários