Os filmes dos anos 80 evocam uma forte sensação de nostalgia. Muitas produções desse período alcançaram grande sucesso e ainda hoje influenciam a indústria cinematográfica contemporânea. A indústria de Hollywood ocasionalmente recorre a filmes dessa época para se inspirar ou recriar para as novas gerações.

O ano de 1983, em particular, foi marcado por inúmeras produções aclamadas, populares e de alta qualidade.

Que tal relembrarmos 10 filmes desse período que estão atualmente disponíveis nos principais serviços de streaming por assinatura no Brasil? Confira abaixo.

Melhores filmes de 1983 nos streamings

Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi

“Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi” (“Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi”, 1983) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures, 20th Century-Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Foi em 1983 que a conclusão da trilogia clássica de Star Wars foi lançada. Sexto episódio da saga de ficção científica e space opera criada por George Lucas, “O Retorno de Jedi” trouxe de volta Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher em seus emblemáticos papéis.

O enredo do filme gira em torno da batalha de Endor, onde os Rebeldes lideram um ataque à Estrela da Morte. Além disso, marca o clímax do confronto entre Luke Skywalker, Darth Vader e o Imperador Palpatine. Neste filme, também somos apresentados aos Ewoks, criaturas peludas nativas de Endor.

Flashdance

“Flashdance” (1983) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine e Paramount+.

Um dos maiores sucessos de bilheteria de 1983 e um dos filmes mais famosos da década de 80, “Flashdance” entrou no imaginário da cultura pop. Dirigido por Adrian Lyne, este drama musical foi um grande sucesso.

Sua trilha sonora também foi um fenômeno e marcou toda uma geração. Músicas como “What a Feeling” (que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original) e “Maniac” se tornaram hits mundiais.

A atriz Jennifer Beals vive Alex, uma jovem operária de uma fábrica que também trabalha à noite como dançarina em um clube noturno. O filme foca na desafiante jornada de Alex para realizar seu sonho: tornar-se uma bailarina profissional.

Monty Python – O Sentido da Vida

“Monty Python – O Sentido da Vida” (“Monty Python’s The Meaning of Life”, 1983) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+

Produzido e estrelado pelo famoso grupo de comédia britânico Monty Python, “O Sentido da Vida” é uma coleção de esquetes que se conectam através do tema central da obra: o significado da vida. O filme é famoso por seu humor absurdo, nonsense, satírico e inteligente.

Este também foi o último longa-metragem estrelado por todos os seis membros do Python antes da morte de Graham Chapman.

Maus Hábitos

“Maus Hábitos” (“Entre tinieblas”, 1983) / Crédito: Netflix (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.

Um dos primeiros filmes do renomado diretor espanhol Pedro Almodóvar, “Maus Hábitos” é uma comédia provocativa que satiriza diversos temas controversos, com destaque para críticas à Igreja Católica e à posição da mulher tanto dentro dessa instituição quanto na sociedade que adere a seus princípios.

Na trama, uma cantora de boate busca refúgio em um convento após presenciar a morte de seu namorado por overdose de drogas. No entanto, esse convento é completamente excêntrico. As freiras exibem comportamentos extremamente singulares, que incluem o uso de substâncias ilícitas e a adoração de outros comportamentos “pecaminosos”.

Superman 3

“Superman III” (1983) / Crédito: Columbia–EMI–Warner Distributors (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

O terceiro filme da série do Superman, estrelado por Christopher Reeve, se diferencia notavelmente de seus predecessores. Com direção de Richard Lester, “Superman 3” adota uma abordagem mais descontraída e humorística. Grande parte dessa mudança se deve à presença do talentoso comediante Richard Pryor em um papel de destaque.

No elenco, encontramos Margot Kidder, Jackie Cooper e Marc McClure retomando seus papéis anteriores. Há também as adições de Annette O’Toole e Robert Vaughn no time de atores.

Na trama, um executivo rico e maligno (Vaughn) contrata um programador de computadores brilhante, porém desastrado (Pryor), para desenvolver uma forma sintética de kryptonita. Essa substância acaba causando efeitos psicológicos inesperados no Superman (Reeve).

007 contra Octopussy

“007 contra Octopussy” (“Octopussy”, 1983) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer, United International Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

No ano de 1983, também houve um filme da franquia James Bond, “Octopussy”, estrelado por Roger Moore no papel do agente 007.

Na história, James Bond (Moore) tem como missão investigar a morte de um colega agente “00” em Berlim. As pistas levam 007 até Octopussy (Maud Adams), uma misteriosa empresária de um circo itinerante e contrabandista, que está associada a um exilado príncipe afegão (Louis Jourdan).

Winners & Sinners

“Winners & Sinners” (“Qi mou miao ji: Wu fu xing”, 1983) / Crédito: Golden Harvest (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video

“Winners & Sinners” é uma comédia de ação extremamente divertida e repleta de cenas com acrobacias de kung-fu exuberantes. Essa produção de Hong Kong é dirigida e estrelada por Sammo Hung. A obra também conta com a participação do astro Jackie Chan no elenco, em vários momentos de destaque.

No filme, cinco ex-presidiários tentam levar uma vida honesta e decidem montar seu próprio negócio: um serviço de limpeza. No entanto, eles acabam sendo envolvidos em uma guerra entre gangues rivais da Tríade.

De Repente, num Domingo

“De Repente, num Domingo ” (“Vivement dimanche!”, 1983) / Crédito: Telecine (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

François Truffaut dirigiu esta divertida homenagem a Alfred Hitchcock. “De Repente, num Domingo” é um filme de comédia, crime e suspense estrelado pelo renomado ator Jean-Louis Trintignant e pela atriz Fanny Ardant. Este foi o último filme dirigido por Truffaut antes de sua morte no ano seguinte.

No enredo, um agente imobiliário (Trintignant) passa a ser o principal suspeito do assassinato de um homem quando a polícia descobre suas impressões digitais no carro da vítima. A coisa complica ainda mais quando as autoridades descobrem que a mulher do corretor era amante do assassinado. Porém, sua secretária (Ardant) acredita que seu chefe não tem culpa de nada e inicia uma investigação privada para provar sua inocência.

Inocência

Inocência (1983) / Crédito: Embrafilme (reprodução)

Disponível para assinantes do Globoplay.

Representante brasileiro da lista, “Inocência” é um drama e romance baseado no livro de mesmo nome do Visconde de Taunay. Sob direção de Walter Lima Jr., diretor de filmes aclamados do nosso cinema, como “A Lira do Delírio” e “A Ostra e o Vento”.

Ambientado no século XIX, durante o período do Brasil Imperial, o filme narra um romance proibido. Inocência (Fernanda Torres), uma jovem que contrai malária, e Cirino (Edson Celulari), um médico que é hospedado em sua casa para tratá-la, acabam se apaixonando profundamente. Entretanto, Inocência foi prometida a um fazendeiro rico da região, e seu pai se opõe veementemente ao relacionamento.

Impacto Fulminante

“Impacto Fulminante” (Sudden Impact, 1983) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

“Impacto Fulminante” é o quarto filme da franquia “Dirty Harry”, que segue a jornada do controverso detetive linha dura Harry Callahan, vivido por Clint Eastwood em todos os filmes. A direção do filme é de Clint Eastwood, e conta com Sondra Locke no elenco.

Na trama, Harry Callahan, suspenso do departamento de polícia de São Francisco, persegue uma assassina (Locke). Vítima de um estupro brutal que sofreu junto de sua irmã no passado, a mulher se torna uma vigilante em busca vingança.