No fim desta semana, Marte vai estar em conjunção solar, momento em que se encontra do lado oposto da Terra em relação ao Sol, que bloqueia os sinais de comunicação entre os dois mundos.
Por essa razão, os equipamentos robóticos que exploram o Planeta Vermelho não recebem comandos da Terra durante esse período, que leva aproximadamente duas semanas. De acordo com o portal de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com, essa medida busca evitar que as transmissões de rádio que passam pela atmosfera do Sol se tornem confusas, levando rovers e satélites de Marte a fazer procedimentos errados.
Dados de Marte serão transmitidos à Terra quando a conjunção solar acabar
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, devido à proximidade da conjunção solar de Marte, o controle da missão do helicóptero Ingenuity, da NASA, resolveu ordenar os voos de número 65 e 66 em dias subsequentes, o que não costuma acontecer.
Agora, ele permanecerá no chão, ocupando o tempo estudando o movimento da poeira marciana. Os exploradores robóticos Perseverance e Curiosity ficarão estacionados enquanto monitoram as mudanças no clima local e na radiação. Por sua vez, os orbitadores de Marte continuarão coletando dados. Todas essas missões vão enviar para a Terra essas informações armazenadas logo após o término da conjunção.
Marte e Terra ficam em lados opostos do Sol uma vez a cada dois anos ou mais. “É impossível prever quais informações podem ser perdidas devido à interferência de partículas carregadas do Sol, e essa informação perdida pode potencialmente colocar em risco a espaçonave”, escreveram funcionários da NASA em uma comunicado sobre a conjunção solar. “Em vez disso, antes da conjunção solar, os engenheiros enviam instruções de duas semanas e esperam”.
Segundo o site In-The-Sky.org, a conjunção solar de Marte ocorre neste sábado (18). No entanto, o planeta já está bem próximo da estrela desde o sábado anterior (11), quando as comunicações começaram a ser comprometidas. Durante essa fase, é impossível ver Marte no céu. A situação se normaliza no dia 25.
Fonte: Olhar Digital
Comentários