Os veículos elétricos são naturalmente menos barulhentos que os carros a combustão, mas a Volvo quer ir além com sua primeira minivan elétrica, a EM90.
Apresentado esta semana especialmente para o mercado chinês, o veículo leva o quesito silêncio a sério com “tecnologia de isolamento acústico e cancelamento de ruído de estrada” e até pneus mais silenciosos.
Esta combinação promete proporcionar mais silêncio na cabine durantes as viagens, o que curiosamente é um desafio para fabricantes de carros elétricos. Como não há ronco do motor para encobrir o vento e o ruído da estrada, os sons podem incomodar os passageiros no interior de um EV.
A marca sueca quer mudar isso no EM90. Resta saber se o veículo também será lançado em outros mercados além da China. Por ora, a empresa diz apenas que considera a ideia.
A primeira minivan elétrica da Volvo
Além dos recursos acima, o interior do EM90 vem com outras comodidades. Uma delas é um sistema de som surround com nada menos que 21 alto-falantes, além de uma tela móvel de 15,6 polegadas montada no teto que também funciona como TV.
Assim como o SUV EX90, o EM90 também possui capacidade de carregamento bidirecional, o que significa que é possível exportar energia da bateria para recarregar outro EV ou alimentar outros eletrônicos.
Do lado da segurança, o Volvo EM90 vem com câmeras de alta definição, câmeras de visão surround, um radar de ondas milimétricas e vários radares ultrassônicos.
Preço
A minivan elétrica da Volvo será vendida em quatro cores e dois tamanhos de rodas (19 e 20 polegadas). O preço começa em US$ 114 mil, praticamente R$ 560 mil na cotação atual sem impostos.
Como já havia sido divulgado antes, o modelo é baseada no Zeekr 009, outro modelo vendido no mercado chinês. Tanto a Volvo quanto a Zeekr são controlados pela gigante automotiva Geely, então não é surpresa que ambos sejam quase idênticos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários