Representando MS, diretor-presidente da Agepen participa do lançamento da Força Penal Nacional
Anuncie Aqui
Programa inovador promove integração entre União e estados para preservar a ordem e segurança nas prisões
O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou nesta segunda-feira (13) a Força Penal Nacional (FPN), uma iniciativa para reforçar a segurança no sistema prisional do Brasil. O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, representou Mato Grosso do Sul durante o lançamento em Brasília.
A FPN visa realizar ações conjuntas e integradas entre a União e os estados, estabelecendo parcerias para atividades essenciais à preservação da ordem pública e segurança nas prisões do país.
Rodrigo Maiorchini destaca que o programa inovador incentiva a colaboração entre as diferentes forças ligadas ao sistema prisional em todo o país, promovendo uma troca de conhecimentos benéfica para todos os envolvidos.
“Todos saem ganhando, porque prioriza maior interação entre as instituições, contribuindo em melhorias para o sistema penitenciário e à segurança pública como um todo”, afirmou Rodrigo.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, ressalta que a FPN busca ampliar a cooperação federativa, oferecendo apoio em atividades administrativas, assistenciais, gerenciais, treinamento e capacitação no sistema penitenciário, especialmente em situações de crise nos estabelecimentos penais.
Segundo Rafael Velasco, secretário nacional de Políticas Penais, a Força Penal Nacional representa um avanço estratégico e um compromisso renovado com a ordem e segurança no sistema penitenciário do país.
Criada como Força-Tarefa em 2017, a FPN desempenha papel fundamental na melhoria dos sistemas prisionais estaduais, sendo uma política pública eficaz na retomada do controle de unidades prisionais rebeladas. Além disso, tem sido uma ferramenta de integração cooperativa entre órgãos fiscalizadores, estados e União.
A FPN surge como resposta estratégica aos desafios enfrentados nos últimos anos, buscando não apenas lidar com crises imediatas, mas também promover mudanças estruturais e aprimorar as condições no sistema penal brasileiro.
Tatyane Santinoni, Comunicação Agepen
Com informações da SENAPPEN.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários