Usuários da Carteira do Google terão acesso a uma nova função que permite fazer pagamentos com os cartões cadastrados lendo QR Code nas maquininhas de cartão.
O novo recurso começa a ser disponibilizado a partir de hoje, 14 de novembro, e permite fazer pagamentos digitais mesmo em aparelhos Android sem NFC, uma facilidade antes restrita aos celulares equipados com a tecnologia usada nos pagamentos por aproximação.
O Brasil é o primeiro país a receber a novidade. O pagamento com QR Code funcionará com os cartões da maioria dos bancos e com bandeiras das principais redes (Elo, Mastercard e Visa). A funcionalidade está disponível em pontos de venda que utilizam maquininhas de cartão de empresas como Cielo, Getnet e Rede.
Leia mais:
Como fazer pagamentos com QR Code na Carteira do Google?
Para fazer pagamentos com a Carteira do Google, o usuário precisa primeiro baixar o app, adicionar um cartão (crédito ou débito) e, dependendo do emissor, concluir a validação no aplicativo do seu banco.
Os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus aplicativos. Após a conclusão do processo, a Carteira estará pronta para pagamentos por leitura de QR Code (ou aproximação).
- Para pagar usando um QR Code, basta pedir ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão.
- Quando o código dinâmico aparecer na tela da maquininha, abra a Carteira do Google e selecione pagamento por QR Code na tela inicial.
- Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura.
- Então, confira os dados do pagamento no seu celular e confirme a transação.
- O recibo do pagamento ficará guardado no app e também será emitido normalmente pela maquininha.
A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação. Além disso, por segurança, após algumas transações o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário.
A Carteira do Google é para todos e pagar com ela é mais seguro do que com cartões físicos. Quando você usa a Carteira para pagar em lojas, inclusive ao escanear códigos QR, nós não enviamos para a empresa as informações reais do seu cartão. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado exclusivo, um token, que identifica seu pagamento
Elisa Jóia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina
Segundo a empresa, a novidade foi projetada para atender as necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela significativa de smartphones não possui NFC — segundo dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia.
Fonte: Olhar Digital
Comentários