A Meta lançou a campanha “Sua segurança é coisa séria” para conscientizar os usuários sobre sinais de golpes e informar sobre as ferramentas de proteção digital nas plataformas. A iniciativa tem a parceria da SaferNet.
Para abordar o assunto de maneira descontraída, foram criados vídeos que incluem dicas e orientações para os usuários garantirem sua segurança nas redes sociais.
Programetes
Além dos vídeos, a campanha também inclui programetes de rádio sobre segurança nas plataformas do Facebook e do Instagram. Os programetes são disponibilizados para mais de 2 mil estações de rádio em todo o país.
Nosso objetivo com essa campanha é o de atingir o maior número de pessoas possível com conteúdos educativos, tudo para garantir que essas dicas façam parte das conversas do dia a dia de todos.
Thais Niffinegger, gerente de Políticas de Segurança e Bem-Estar da Meta no Brasil.
Os vídeos da campanha dão dicas para os usuários se manterem seguros nas redes sociais, abordando temas como invasões de contas, contas falsas e conteúdos maliciosos. Aqui vão as dicas!
Senhas fortes
Opte por senhas seguras e evite compartilhá-las. Certifique-se de que sua senha tenha, no mínimo, oito caracteres e seja uma combinação estratégica de números, letras e caracteres especiais.
Além disso, evite o uso de nomes, datas de nascimento ou sequências de números. É fundamental, também, utilizar uma senha única para cada conta.
Autenticação de dois fatores
Essa prática adiciona uma camada extra de proteção, o que significa que, para acessar sua conta, será necessário fornecer duas formas de identificação. Sendo assim, o recurso pode ser um código de confirmação enviado por SMS, reconhecimento facial ou biometria.
Atenção para os arquivos e links
Não abra ou compartilhe arquivos (fotos ou vídeos) não solicitados ou que não esteja esperando.
Por exemplo, um golpista pode enviar um link para um arquivo malicioso que, quando aberto, pode roubar suas informações pessoais ou instalar um malware em seu computador.
Portanto, é importante ser cauteloso ao abrir arquivos e links de pessoas que você não conhece ou que não está esperando.
Informações pessoais
Por fim, nunca compartilhe informações sensíveis online — como senhas, contas bancárias, número de documentos (como CPF), endereços, telefones ou os horários que está fora de casa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários