Judô paralímpico de Mato Grosso do Sul brilha em competições nacionais
O estado de Mato Grosso do Sul conquistou excelente desempenho em duas competições de judô paralímpico, o Grand Prix e a Copa Loterias Caixa, realizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP) na última segunda-feira (13).
A delegação, representada pelo Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”), recebeu apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). Composta por 14 atletas e três membros da comissão técnica, a equipe retornou para casa com impressionantes 13 medalhas.
No Grand Prix, equivalente ao campeonato brasileiro da modalidade, os judocas do Ismac destacaram-se ao conquistar o segundo lugar geral com oito medalhas (dois ouros, cinco pratas e um bronze). A Copa Loterias Caixa, voltada a iniciantes, contou com a participação de 80 judocas, onde os sul-mato-grossenses subiram ao pódio cinco vezes, garantindo três ouros, uma prata e um bronze. Na classificação final por equipes, o Ismac encerrou na terceira colocação.
Para Anne Talitha Silva, técnica da equipe, o resultado positivo encerra o ano com “chave de ouro”. Destacou a dedicação e empenho do grupo, ressaltando que a realização simultânea das duas competições no CT Paralímpico proporcionou uma valiosa troca de experiências entre atletas de diferentes regiões do país.
Os medalhistas sul-mato-grossenses no Grand Prix foram:
- Benilce Araújo (-57 kg classe J1) – 1º lugar
- Jorge Nakashita (-60 kg J1) – 1º lugar
- Hellen Machado (-57 kg J2) – 2º lugar
- Kelly Victorio (-70 kg J2) – 2º lugar
- Gabriel Rodrigues (-60 kg J1) – 2º lugar
- Nathan Reliquias (-73 kg J1) – 2º lugar
- Rafael Martins (-60 kg J2) – 2º lugar
- Luzia Lustosa (-70 kg J1) – 3º lugar
Os medalhistas na Copa Loterias Caixa foram:
- Carlos Eduardo Campos (-38 kg J2 – sub-13) – 1º lugar
- Liliane Souza (+70 kg J1 – sênior) – 1º lugar
- Felipe Alves (-73 kg J2 – sênior) – 1º lugar
- Lara Amaral (-48 kg J1 – sub-15) – 2º lugar
- Fladmir Matos (-73 kg J2 – sênior) – 3º lugar
A conquista representa não apenas o sucesso esportivo, mas também o fortalecimento da troca de conhecimento e a contribuição para o desenvolvimento da próxima geração de atletas.
Lucas Castro, Comunicação Fundesporte
Fotos: Taba Benedicto/CBDV
Comentários