O Nepal anunciou na segunda-feira (13) que decidiu banir o TikTok por acreditar que a rede social está “perturbando a harmonia social” entre os usuários. De acordo com o The Wall Street Journal, o país vem enfrentando diversos problemas com a plataforma, entre eles o cyberbullying e crimes cibernéticos. 

O que você precisa saber? 

Através da plataforma de mídia social TikTok, há uma disseminação contínua de conteúdo que perturba a nossa harmonia social e as estruturas familiares. 

Rekha Sharma, ministra da comunicação e tecnologia da informação do Nepal. 

TikTok proibido em vários países 

O Nepal é apenas mais um dentre tantos governos a proibir o TikTok, como também ocorre na Índia e Senegal. No Paquistão, a plataforma também foi suspensa, mas retornou às atividades após se comprometer com melhorias.

No Canadá e EUA, assim como na Europa, o uso do aplicativo foi interrompido apenas em dispositivos do governo sob a justificativa de trazer riscos à privacidade e segurança nacional — autoridades acreditam que a plataforma chinesa também seja usada para espionagem a partir da coleta de dados. 

Na movimentação mais recente, 18 estados dos EUA se juntaram à Montana para proibir o TikTok em todo o país. Em ação histórica, Montana lançou, em abril, proposta para impedir uso da rede social. O caso segue no tribunal, já que a plataforma entrou com uma ação contra o estado. 

Tudo ao mesmo tempo 

Tudo isso ocorre em meio a nova onda de investigações que acusam a rede de desinformação, principalmente após o início do conflito Israel-Hamas. A empresa enfrenta tanto autoridades dos EUA, como da Europa. Recentemente, após exigências, ela precisou listar as medidas que tem tomado contra conteúdo falso ou violento. O caso também segue em análise pelas autoridades dos respectivos governos.