Nesta semana, a Joby Aviation e a Volocopter realizaram o primeiro voo público na cidade de Nova York, Estados Unidos, com seus veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Suas aeronaves voaram sobre o Helioporto Downton Manhattan, um cenário repleto de arranha-céus e próximo à Ponte do Brooklyn. O prefeito da cidade, Eric Adams, e outras autoridades municipais estavam presentes no evento.
As informações vêm do site Flight Global, que relatou que o evento marca o início de uma nova era de mobilidade aérea urbana e servem como uma prévia do que serão os voos regulares de táxi aéreo em Nova York.
Durante a coletiva de imprensa, conforme reportou o Tech Crunch, o prefeito anunciou que o município eletrificará dois dos seus três heliportos localizados no distrito de Manhattan: Downtown Manhattan Heliport e East 34 th Street.
“Aqui no Heliporto de Downtown Manhattan, vamos estabelecer o primeiro heliporto do mundo com [aeronave] movida a eletricidade desta natureza”, disse. Eric Adams ainda acrescentou que o local “se tornará um novo centro de transporte sustentável”.
Nas imagens abaixo é possível ver o evTOL de quatro passageiros e um piloto da Joby voando pela primeira vez em um ambiente urbano. Anteriormente, segundo a empresa táxis aéreos, já foram realizados mais de mil voos de teste.
JoeBen Bevirt, presidente da Joby, disse que o momento foi um sonho que tem desde sua infância.
Ser capaz de pilotar esta aeronave aqui em Nova York é absolutamente espetacular. Eu não posso dizer o quanto toda a equipe da Joby está emocionada por estar aqui e por todos vocês vivenciarem isso.
JoeBen Bevirt, presidente da Joby.
A Joby pretende conseguir uma certificação para voos com a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) em 2025.
Na sequência, o protótipo de eVTOL de dois passageiros da Volocopter, nomeado de 2X, voou pelo heliporto durante 5 minutos. Em outubro, o táxi aéreo da empresa já havia sobrevoado por Cingapura e Las Vegas durante o evento de aviação NBAA-BACE 2023.
De acordo com a Volocopter, seu eVTOL é ideal para voos em cidades, pois seu “design multicóptero é particularmente adequado para missões urbanas de curto e médio alcance, produzindo zero emissões durante o voo e muito pouca poluição sonora, pois é dificilmente audível em uma metrópole movimentada como Nova York”.
Como relatou o Avionic International, o diretor administrativo da Volocopter, Cristian Bauer, disse que a empresa irá certificar o 2X primeiro na Europa e depois nos EUA.
Fonte: Olhar Digital
Comentários