A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (15) que abandonou a marca Bing Chat em favor do Copilot. Lançada no começo de 2023 como parte do mecanismo de busca Bing, a interface com inteligência artificial (IA) semelhante ao ChatGPT agora terá uma nova identidade, com presença no Bing, Microsoft Edge e Windows 11.
Para quem tem pressa:
A reformulação acontece num momento em que a OpenAI revela que o ChatGPT atrai 100 milhões de usuários semanalmente, evidenciando a competição acirrada entre Microsoft e OpenAI no cenário de assistentes de IA. E agora a empresa de Bill Gates busca posicionar o Copilot como a escolha preferencial para consumidores e empresas.
“A mudança de nome para Copilot é uma simplificação. O Bing Chat e o Bing Chat Enterprise agora serão simplesmente Copilot”, explica Colette Stallbaumer, gerente geral da Microsoft 365. A transição oficial ocorre alguns meses após a escolha do Copilot como marca para o chatbot no Windows 11.
Mudança no Bing Chat
O Copilot agora é apresentado como a versão gratuita do chatbot de IA, com o Copilot for Microsoft 365 (anteriormente Microsoft 365 Copilot) como a opção paga. A versão gratuita permanece acessível no Bing e no Windows, além de ter um domínio dedicado (disponível apenas para o navegador da Microsoft, por ora).
Usuários empresariais utilizam o Microsoft Copilot com um ID, enquanto consumidores precisam de uma Conta Microsoft para acessar o serviço gratuito. Atualmente, o Copilot roda nos navegadores Microsoft Edge e Google Chrome; e nos sistemas operacionais Windows, da Microsoft, e Mac, da Apple.
Embora a Microsoft tenha inicialmente integrado suas ambições de IA no Bing para concorrer com o Google, essa mudança sugere um reposicionamento em relação ao ChatGPT. O Copilot agora se torna uma experiência mais independente, não restrita ao Bing, enquanto a Microsoft afirma que o Bing ainda desempenha um papel vital no suporte ao Copilot.
Updates no Microsoft Copilot
A Microsoft também revelou aprimoramentos significativos para seu assistente de IA, durante o evento Microsoft Ignite, realizado nesta quarta. As atualizações ampliam as capacidades do Copilot como assistente empresarial em aplicativos do Office – Teams, PowerPoint e Outlook, por exemplo.
Agora, os usuários podem ajustar o formato e o tom do chatbot de acordo com suas preferências pessoais, inicialmente no Word e PowerPoint, com suporte futuro para outros aplicativos Microsoft 365.
Além disso, a Microsoft anunciou mudanças nas funcionalidades do Copilot em reuniões do Teams, permitindo ao bot fazer anotações em tempo real durante as reuniões e compartilhá-las posteriormente.
Os participantes podem solicitar transcrições específicas ao chatbot e também aproveitar novos recursos no PowerPoint, onde o Copilot pode ser direcionado para a biblioteca de imagens da empresa e integrado ao Microsoft Designer.
A empresa também introduziu novos pacotes do Copilot para diferentes áreas, como Copilot for Dynamics 365, Copilot for Service (previsto para 2024) e Copilot for Sales (previsto para o primeiro trimestre de 2024).
Esses pacotes oferecem respostas rápidas para técnicos, suporte assistido por agente e acesso a informações específicas de vendas, respectivamente. Essas atualizações visam tornar o Copilot mais interativo e valioso em diversas situações empresariais.
Fonte: Olhar Digital
Comentários