Após confirmar que o mega foguete Starship voltaria a ser lançado em caráter de teste esta semana, a SpaceX e a Federal Aviation Administration (FAA) confirmaram a data previamente estipulada: sexta-feira (17). Segundo a empresa, o lançamento só dependia de aprovação regulatória para prosseguir, que, enfim, chegou.

Primeiro voo de teste falhou

A SpaceX lançou seu primeiro voo da Starship em 20 de abril, mas o foguete sofreu falha na separação de estágio e outros problemas. Como resultado, a empresa optou por detonar intencionalmente o foguete sobre o Golfo do México minutos após a decolagem.

O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros.

SpaceX, em comunicado

Para o próximo voo, a SpaceX modificou o processo de separação de estágios para não repetir os erros. Os engenheiros da empresa também desenvolveram um novo sistema de ventilação para esse processo. A FAA analisou o foguete após as mudanças. Confira aqui a lista de melhorias feitas pela SpaceX no Starship.

A SpaceX está otimista com o lançamento e já lançou um site para seu segundo teste de voo da nave estelar. A empresa fará um webcast ao vivo na sexta-feira (17), começando cerca de 30 minutos antes da decolagem.

A Starship

Mas, primeiro, a Starship e seu propulsor devem provar que estão prontos para voar em segurança. É aí que entra o segundo voo de teste.