O Ministério de Educação e Cultura (MEC) apresentou recentemente um relatório com sugestões de medidas contra a violência escolar. Uma delas propõe estabelecer um controle sobre o discurso e os conteúdos de ódio nas plataformas digitais.
Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP e membro do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou as 13 propostas para o MEC, conversou com o jornal da universidade sobre as medidas sugeridas.
Medidas digitais contra ataques
Histórico de ataques nas escolas
É no território digital que ataques a escolas são alimentados e planejados. O caso em que dois estudantes realizaram um massacre a tiros numa escola em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, abalou o mundo inteiro. Segundo o professor, as subcomunidades de ódio usam o bullying para atrair jovens e cometerem crimes semelhantes.
No Brasil, por exemplo, aconteceram ataques trágicos em Realengo (2011), Suzano (2019) e Aracruz (2022). O mais recente aconteceu em Blumenau (SC), que teve como alvo uma creche. As armas de fogo foram responsáveis por 38 das 49 mortes dos ataques no Brasil, conforme dados do MEC.
Cara explica que os eventos são ligados internacionalmente, mas que, aqui no país, as redes de ódio assumem caraterísticas neonazistas, misóginas e racistas. Diante disso, é preciso agir com urgência para evitar mais recorrências como essas.
A gente não pode deixar que isso ocorra na sociedade brasileira, então é importante ler, fazer uso e tentar avançar em relação ao que o relatório propõe, tentando estratégias e medidas. É um fenômeno muito novo e complexo, mas não dá para ficar parado diante desse problema.
Daniel Cara para o Jornal da USP
Fonte: Olhar Digital
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