Durante uma atividade extraveicular (EVA) com duas astronautas da NASA, uma mala de ferramentas foi perdida em órbita, impossibilitando a continuidade das tarefas. Segundo estimativas da NASA, a mala derrubada deve queimar na atmosfera da Terra em meados de abril de 2024.

Essa não foi a única vez que astronautas perderam seus equipamentos durante missões fora da Terra. Uma matéria do Business Insider listou outras ocasiões semelhantes.

O primeiro caminhante espacial perdeu sua luva

Em junho de 1965, o primeiro caminhante espacial norte-americano, Ed White, perdeu sua luva ao sair da espaçonave Gemini 4 para flutuar no espaço por 20 minutos. 

No vídeo abaixo (aos 5:45), é possível ver a luva de Ed White saindo da cápsula da Gemini 4.

Astronautas da NASA perderam um “escudo” de proteção contra lixo espacial

Em 2017, durante uma caminhada espacial, os astronautas da NASA Peggy Whitson e Shane Kimbrough perderam uma bolsa que continha um escudo de tecido para detritos que seria utilizado para proteger uma área de seu módulo da Estação Espacial Internacional (ISS) contra lixo espacial.

Conforme relatou o The Washington Post na época, após a perda, os astronautas precisaram encontrar rapidamente outros materiais para criar um novo escudo.

Ferramentas que valiam US$100 mil foram perdidas ao limpar um vazamento

Em 2008, durante algumas atividades de reparo na parte exterior da Estação Espacial Internacional, a astronauta da NASA Heidemarie Stefanyshyn-Piper deixou sua bolsa de ferramentas escorregar. As ferramentas valiam cerca de US$100.000.

A perda aconteceu enquanto a astronauta tentava limpar o vazamento de uma pistola de graxa que estava dentro da bolsa que deixou cair. Em entrevista ao Space.com, ela disse que pensou em pular e pegar os materiais, mas percebeu que “isso só pioraria tudo”.

Cosmonauta não perde, mas joga maleta de ferramentas no espaço

Em maio, os cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin estavam conduzindo uma caminhada espacial fora da ISS quando Prokopyev jogou no “abismo” um saco de 5,5 kg com restos de equipamento, comentando: “Ele voa lindamente”.

Alguns criticaram Prokopyev por jogar lixo, mas a ISS mais tarde tuitou que a bolsa “queimaria inofensivamente na atmosfera da Terra”.