Prepare o ventilador e o protetor solar porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que a onda de calor atingirá seu pico hoje. Segundo a previsão do instituto, cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Vitória (ES) podem chegar a máximas entre 36°C a 42°C.

Para quem tem pressa:

Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal estão em estado de alerta de “grande perigo” por conta das altas temperaturas, um aviso que vale até esta sexta-feira (17). Essa é a quarta onda de calor só em 2023. Dessa vez, a onda está mais pesada por conta do El Niño intenso, além das consequências das mudanças climáticas.

Calorão pelo Brasil

Homem jogando água sobre si mesmo em dia quente no Rio de Janeiro
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Até Curitiba (PR), que costuma ser mais fresquinha, vai sentir o calor, com máxima prevista de 32°C. Já Campo Grande (MS) pode cravar o recorde de maior calor do ano com 39°C, e Vitória não fica muito atrás, com previsão de 37°C até sexta.

Por outro lado, existe o alerta para temporais tanto para sexta quanto para sábado (18), principalmente no Sudeste e na região do Paraná, no Sul. A frente fria vai quebrar essa sequência de dias quentes, trazendo nuvens e tempestades.

A massa de ar seco e quente vai contribuir para belos temporais no Sul do Brasil. Um aguaceiro deve cair entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Espera-se mais de 100 milímetros diários de chuva, ventanias acima de 90 km/h e até queda de granizo.

As recomendações são: se hidratar, aproveitar o ar condicionado (se possível) e ficar de olho no céu. A onda de calor está chegando com tudo, mas a chuva vem logo depois para dar um alívio.