De acordo com estudo de consumo de notícias do Pew Research Center, a porcentagem de usuários do TikTok que acessam regularmente informações por meio do aplicativo nos EUA aumentou de 22%, em 2022, para 43%, em 2023 — considerado um salto significativo pelo laboratório de pesquisas. 

Para quem tem pressa: 

O estudo também revelou a preferência dos aplicativos entre homens e mulheres dos EUA: o primeiro grupo se informa mais pelo Reddit, X, LinkedIn e YouTube, já o grupo feminino utiliza mais o Nextdoor, Facebook, Instagram e TikTok. 

Segundo a Reuters, o levantamento comprova a disputa entre redes sociais e organizações de notícias pela atenção do público, principalmente da geração Z. O cenário também aponta para uma briga no que diz respeito aos orçamentos de anúncios, já que o setor é um dos mais importantes e lucrativos para o ramo on-line. 

TikTok e desinformação 

A análise da Pew chega em meio a uma nova onda de investigações que acusam o TikTok de desinformação, principalmente após o início do conflito Israel-Hamas.  

A empresa enfrenta tanto autoridades dos EUA, como da Europa. Recentemente, após exigências, ela precisou listar as medidas que tem tomado contra conteúdo falso ou violento. O caso segue em análise pelas autoridades dos respectivos governos.