O Santos não irá disputar a Copa do Brasil na próxima temporada. Com péssima campanha no Paulistão no início da temporada (terminou na 11ª colocação) e sem conseguir sucesso também no Brasileirão, o Peixe não encontrou meios de se garantir na segunda competição mais importante no calendário do futebol brasileiro em 2024.
Com a mudança no regulamento da Copa do Brasil, as competições estaduais se tornaram peças chave no sistema de preenchimento de vagas da competição. No Paulistão, por exemplo, o top-5 Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiu vaga no certame.
A presença de Palmeiras e Red Bull Bragantino entre os líderes do Brasileirão abriu mais duas vagas para o Estado de São Paulo, que serão preenchidas por Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto, que estiveram presentes na fase da mata-mata do último Paulista. Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo também está garantido na próxima edição.
Fechando as vagas para o Estado de São Paulo, um clube do litoral santista garantiu vaga… e não é o Santos. Campeã da Copa Paulista, a Portuguesa Santista “fisgou” a última vaga no certame.
Ainda este ano, o presidente santista, Andres Rueda, chegou a declarar que tem confiança em um possível convite da Confederação Brasileira de Futebol para participar da Copa do Brasil, mas o regulamento da competição não prevê este tipo de ação.
“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.”
Fonte: Ogol
Comentários