Se você viu um farol com uma borda amarela nas ruas de São Paulo, não estranhe: trata-se de uma nova tecnologia de “semáforo inteligente“. Já são mais de 150 unidades espalhadas pela capital paulista e eles são usados para controlar o trânsito de forma a torná-lo mais eficiente, reduzindo tempos de espera de acordo com o trânsito e garantir a fluidez.

Semáforo inteligente

Semáforo vermelho antes do edifício da Apple no distrito de Ginza, em Tóquio, Japão
Novos semáforos substituirão tecnologia convencional de sensores no chão (Foto: zomby/Shutterstock)

Como funciona

O farol tradicional usa “laços” para funcionar, sensores instalados no asfalto que captam o movimento. Já os semáforos inteligente usam “laços virtuais”, câmeras que captam o mesmo movimento, mas que permitem que a operação não seja afetada caso haja uma obra no local, recapeamento ou uma remoção do laço convencional.

Outros pontos positivos da integração das câmeras entre si é que elas podem controlar o movimento de uma avenida e seus arredores e ajudar na detecção de falhas no sistema — desde um item quebrado até um apagão. Isso facilita a manutenção de forma rápida, sem parar o trânsito.

Onde ficam os semáforos inteligentes

Os semáforos amarelos já deram as caras na capital desde o começo do segundo semestre. Já são 152 deles em operação na cidade, distribuídos nas regiões das avenidas Doutor Arnaldo, Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Armando Sales, Pompeia, Vila Olímpia e Gabriel Monteiro.

Segundo a SP Regula, outros 270 devem estar presentes em cruzamentos até o final do ano. Ainda, 2.586 unidades presentes nos cruzamentos do Minianel Viário (a zona de rodízio) serão trocados por semáforos inteligentes dentro de três anos.