A Candela deu mais um passo para eletrificar as embarcações com a P-12. Apresentado como a balsa mais rápida do mundo, o modelo já está em produção e promete tornar o transporte de passageiros mais verde e silencioso.

A Candela P-12

O P-12 substitui balsas menores Não podendo acomodar itens como carros. Imagem: Divulgação

A Candela levou a P-12 e seus 12 metros de comprimento para o primeiro teste prático em Estocolmo, na Suécia. Confira como a embarcação se saiu no vídeo abaixo:

Embarcação com “asa”

A balsa da Candela faz parte de uma nova série de embarcações equipadas com hidrofólio, ou seja, asas submersas que produzem sustentação e fazem com que o barco flutue acima da superfície da água.

Após uma certa velocidade, o hidrofólio é acionado sozinho e inicia a “decolagem” da balsa, reduzindo a resistência à água e aumentando a eficiência enquanto o casco sai totalmente da água. 

O resultado é uma experiência muito mais estável para os passeiros se comparado a um barco comum.

O conceito permite ajustar o ângulo de ataque, respondendo em tempo real em águas turbulentas, por exemplo. Imagem: Divulgação

Preço

A versão de produção com 30 assentos do P-12 custa US$ 1,7 milhão, cerca de R$ 8,3 bilhões na cotação atual.

Não é exatamente barato, mas a empresa afirma que o custo para manter a balsa equivale a 10% do valor de um modelo do mesmo porte a combustão, sem contar com menos gastos com manutenção.