O Discord vai desativar o Clyde, seu chatbot experimental com inteligência artificial (IA). Numa nota de suporte, a empresa informou que o chatbot será encerrado até o final do mês. Assim, não vai dar para acioná-lo em mensagens diretas, conversas em grupo nem servidores a partir de 1º de dezembro.

Para quem tem pressa:

O Clyde, que começou a ser testado no começo de 2023, utilizava modelos da OpenAI para interagir com os usuários, respondendo a perguntas e participando de conversas na plataforma. Embora tenha passado por testes limitados, a intenção inicial era torná-lo uma parte importante do Discord.

Clyde: adeus ou até breve?

Homem com uma mão sobre o mouse e outra sobre um teclado mecânico
(Imagem: Ella Don/Unsplash)

A detalhou a razão (ou razões) por trás do encerramento repentino do Clyde. Segundo o The Verge, existe a possibilidade de que o chatbot retorne como um recurso exclusivo para assinantes do Nitro pago no futuro.

Outra alternativa levantada pelo site de tecnologia é que o Discord pode ter concluído que as capacidades aprendidas durante os testes não justificam a integração contínua de um chatbot de IA em seus serviços.

O Discord tem explorado várias funcionalidades de IA, incluindo resumos de conversas gerados por inteligência artificial. Essa abordagem permite que os usuários se atualizem sobre conversas perdidas, sendo especialmente útil para servidores com membros em diferentes fusos horários.

Além disso, o Discord busca posicionar-se como um ambiente amigável para desenvolvedores de IA, oferecendo suporte financeiro e recursos para incentivar a criação de aplicativos de IA voltados para sua plataforma.