Pesquisadores do Museu de História Natural da Dinamarca descobriram uma nova espécie de besouro, que tem uma genitália com formato de abridor de garrafa. A espécie foi nomeada de Loncovilius carlsbergi em homenagem ao nome da Fundação Carlsberg.
O biólogo Aslak Kappel Hansen explicou, em comunicado, que as genitálias são, muitas vezes, “a melhor maneira de identificar uma espécie”.
As genitálias são os órgãos dos insetos que evoluem para serem diferentes em cada espécie. Como tal, muitas vezes são a melhor maneira de identificar uma espécie. É por isso que entomologistas como nós são sempre rápidos em examinar a genitália dos insetos ao descrever uma espécie. A forma única dos órgãos genitais de cada espécie garante que ela só possa se reproduzir com a mesma espécie.
Aslak Kappel Hansen do Museu de História Natural da Dinamarca.
Como relatou o IFLScience, as novas espécies de besouros são todas pertencentes ao gênero Loncovilius, da família Staphylinidae, e foram descobertas há décadas com uma inspeção minuciosa no Museu de História Natural da Dinamarca e outras coleções de insetos em todo o mundo.
Ao todo, Aslek e seus colegas descobriram seis novas espécies de besouros da família Staphylinidae, chamados de “rove beetles”, que geralmente eram encontrados em flores no Chile e Argentina.
Sobre o Loncovilius carlsbergi, o inseto com genitais em formato de abridor, ainda não foram reveladas muitas informações, mas estima-se que eles podem ser vulneráveis às alterações climáticas e possivelmente serão extintos até 2060.
As populações de Loncovilius provavelmente mudarão nas próximas décadas. As nossas simulações demonstram que pelo menos três das espécies de Loncovilius estão em risco porque as rápidas mudanças climáticas alternam fortemente mais de metade da sua área de habitat até 2060.
José L. Reyes-Hernández, autor principal do estudo de Loncovilius.
A equipe está trabalhando em uma réplica do Loncovilius carlsbergi feita de aço inoxidável que servirá para abrir garrafas com o “pênis” do besouro (imagem abaixo). Com isso,os pesquisadores consideram que essa nova espécie possa despertar o interesse por insetos e levantar preocupações sobre sua extinção.
É importante que reconheçamos a vasta riqueza de espécies ainda a serem pesquisadas ao nosso redor, antes que seja tarde demais. Gostaríamos que as pessoas de todo o mundo falassem sobre a crise que as espécies do nosso planeta enfrentam. Um movimento em direção a um aprendizado sério e à conscientização pode ser iniciado por uma conversa leve que acontece tomando uma cerveja.
Aslak Kappel Hansen.
Fonte: Olhar Digital
Comentários