A Itália está muito próxima de carimbar a sua vaga para a Eurocopa 2024. No Estádio Olímpico, em Roma, a Azzurra dominou a Macedônia no primeiro tempo, correu riscos na etapa final, mas confirmou a goleada, vencendo por 5 a 2.
Segunda colocada no Grupo C, a Itália chegou aos 13 pontos e ultrapassou a Ucrânia nos critérios de desempate. As duas seleções se enfrentam na última rodada da Eliminatórias e os comandados de Luciano Spalletti precisam de apenas um empate para chegar à Euro.
A Itália encarou seu grande fantasma das últimas Eliminatórias da Copa e desta vez não tomou conhecimento. Cicatrizado do vexame em 2021, a Azzurra tomou a iniciativa desde cedo e entrou em ritmo alto para construir sua vantagem antes do intervalo.
Aos 12, Raspadori deu o tom da pressão e puxou um contragolpe, que terminou com a bola nas redes, mas invalidado por impedimento. O lance animou os italianos que sustentaram o abafa inicial até abrir de fato o placar. Cinco minutos depois, Darmian subiu mais do que a marcação no segundo poste e empurrou de cabeça, deixando a Itália na frente.
Após a vantagem inaugurada, os donos da casa passaram a valorizar melhor a posse de bola e acelerar somente quando os espaços seabriram na defesa da Macedônia. A retomada da blitz reiniciou na reta final do primeiro tempo e transformou a vantagem em um placar confortável antes do intervalo.
Com 40 minutos, Jorginho ficou com a chance de marcar o segundo para a Azzurra, mas perdeu um pênalti, parando em Dimitrievski. Por sorte, o ítalo-brasileiro foi salvo por Chiesa, que chamou a responsabilidade e resolveu no ataque.
Na sequência da penalidade perdida, Darmian cobrou lateral na área, Barella ajeitou de letra e Chiesa acertou um potente chute no canto do goleiro, ampliando o placar. Já nos acréscimos, o atacante da Juventus recebeu de Berardi, na ponta da área, e arriscou mesmo com pouco espaço. A bola desviou na marcação, encobriu o goleiro e parou no fundo das redes, anotando o terceiro italiano.
Na volta do intervalo, a Itália indicou a permanência da pressão e quase transformou o placar em goleada logo no primeiro lance. Raspadori construiu grande jogada individual pela esquerda e parou no goleiro adversário.
Apesar do começo animado dos italianos, a Macedônia ameaçou a Itália e descontou no placar. Após cruzamento venenoso de Alioski, Atanasov desviou antes de Donnarumma e mandou nas redes.
A Azzurra não abalou a postura mesmo com o descontou e voltou a acelerar o jogo para evitar uma reação visitante. Porém, em mais uma escapada esporádica, a Macedônia surpreendeu os comandados de Spalletti e encostou no placar. Aos 28, Atanasov chutou forte da intermediária, a bola desviou na defesa italiana e enganou Donnarumma: 3 a 2.
O placar, que era confortável, ficou perigoso para a Azzurra. Os donos da casa precisaram retomar sua intensidade no último terço do campo para devolver a tranquilidade ao seu torcedor. Sem grandes esforços, a Itália forçou e marcou o quarto. Raspadori recebeu investida pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado, desta vez, vencendo o goleiro adversário.
Para a festa ficar completa no Estádio Olímpico, El Shaarawy entrou nos minutos finais e para a alegria da torcida da Roma, que compareceu em peso, fechou a goleada. Após arrancar pela esquerda, o atacante limpou para o meio e chutou forte, estufando as redes da Macedônia.
Fonte: Ogol
Comentários