A animação possui o poder de atrair pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos. Ao longo da história do cinema, essa técnica sempre esteve presente. Tanto em curtas quanto em longas-metragens, essa ferramenta já rendeu uma variedade de narrativas e personagens de enorme sucesso. 

Entre as várias tecnologias utilizadas na animação, o stop motion é uma das mais charmosas e curiosas. Presente desde os primórdios do cinema, essa técnica continua a intrigar pela maneira como dá vida a objetos estáticos.

Se você está interessado em saber mais sobre o stop motion, continuaremos a explorar essa técnica a seguir.

O que é stop motion?

Certamente, você já assistiu a filmes como “Coraline e o Mundo Secreto”, “A Noiva-Cadáver”, “O Estranho Mundo de Jack” e “A Fuga das Galinhas”. Então, você deve ter percebido que esses filmes possuem um estilo de animação similar e bastante peculiar. Esse é o stop-motion, uma técnica artesanal que confere uma estética única, distinguindo-se das abordagens mais tradicionais de animação.

A técnica de animação envolve fotografar quadro a quadro objetos físicos. Quando reproduzidas em sequência a uma velocidade normal, essas fotografias criam a ilusão de movimento. O que difere de animação e filmagens convencionais, que captura movimentos contínuos.

“O Estranho Mundo de Jack” (“The Nightmare Before Christmas”, 1993) / Credito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

A técnica envolve o uso de objetos reais, como bonecos, figuras de argila ou recortes, que são movidos e fotografados manualmente.

As animações em stop motion possuem uma estética única, muitas vezes caracterizada por texturas visíveis, movimentos “travados” e uma sensação artesanal.

Quais as formas de stop motion?

Existem diversas formas de stop motion, cada uma com suas características e técnicas específicas. Algumas das formas mais utilizadas são:

Claymation: Personagens e cenários feitos com massinha de modelar ou argila.

Pixilation: Envolve a animação de pessoas ou objetos reais, com captação de quadro a quadro enquanto se move pequenos incrementos. 

O primeiro episodio da serie animada “South Park”, “Cartman Gets an Anal Probe”, é um exemplo de cutout animation. / Crédito: Comedy Central, Paramount+ (divulgação)

Cutout Animation: Utiliza figuras ou objetos recortados de papel ou outros materiais, movendo-os para criar a animação. 

Object Animation: Usa objetos inanimados para criar a animação, muitas vezes combinando técnicas de stop motion com elementos de animação tradicional.

Como é feito stop motion?

A magia do stop motion rende um trabalhão. É preciso muita paciência e precisão dos seus realizadores. O processo geralmente envolve os seguintes passos: 

A animação Pingu é um exemplo da técnica Claymation / Crédito: The Pygos Group e HIT Entertainment (reprodução)

Criação dos personagens e preparação do Set:

A fase inicial envolve o desenvolvimento do conceito do filme e o design dos personagens e cenários. 

Em obras de stop motion tradicional, como “Coraline e o Mundo Secreto” e “O Estranho Mundo de Jack”, é comum utilizar personagens em modelos de escala reduzida. Os bonecos possuem estruturas articuladas, frequentemente elaboradas com arames ou outros materiais flexíveis, a fim de possibilitar uma extensa variedade de movimentos durante a animação.

Além disso, há várias versões de um mesmo personagem (ou partes dele, como a cabeça) para se adaptar a diversas cenas ou ações específicas. Essas diferentes versões podem variar em termos de expressões faciais, vestimentas e adereços, de acordo com as demandas da cena.

Os cenários são muitas vezes construídos como maquetes ou miniaturas para corresponder à escala dos personagens.

O diretor Henry Selick e o produtor Tim Burton no set em miniatura do longa-metragem “O Estranho Mundo de Jack”. (Foto de Eric Swenson)

Posicionamento da Câmera e iluminação

A posição e o foco da câmera são ajustados para enquadrar a cena. Uma iluminação adequada também  é configurada para garantir uma exposição consistente e evitar sombras indesejadas. 

Captura Quadro a Quadro

A mágica começa a acontecer nesse processo. O animador tira uma fotografia do cenário. Depois, os objetos ou personagens são movidos para a próxima foto. 

Esse processo acontece quantas vezes forem necessárias para concluir a obra. Em produções profissionais, como “A Noiva-Cadáver” ou “A Fuga das Galinhas”, é comum fotografar milhares de fotos individuais para criar a animação.

Além disso, pequenos ajustes são feitos entre cada quadro para criar a ilusão de movimento suave e convincente.

Making off de Coraline / Crédito: LAIKA (reprodução)

Edição e Pós-produção

Por fim, as imagens capturadas vão para o processo de edição e pós-produção. Os quadros são organizados na ordem correta e ajustes na velocidade de reprodução são feitos. Efeitos sonoros, música e outros elementos podem ser adicionados.

Qual foi o primeiro filme stop motion?

A técnica do stop motion está vinculada aos primórdios do cinema, embora informações precisas sobre a primeira obra stop motion filmada sejam escassas. 

De acordo com algumas fontes, “The Humpty Dumpty Circus”, dirigido por Albert E. Smith e J. Stuart Blackton, pode ter sido o pioneiro nessa técnica. No entanto, esse curta-metragem é considerado perdido, o que implica na ausência de uma cópia conhecida atualmente. O filme envolvia uma performance animada de figuras de um conjunto de brinquedos de madeira. 

Um dos primeiros filmes a empregar o stop motion de maneira significativa foi “Le théâtre de Bob”, uma produção de Segundo de Chomón lançada em 1906. 

Outro marco é o curta “The Haunted Hotel”, dirigido por J. Stuart Blackton em 1907. Para muitos pesquisadores do gênero, este é o primeiro filme de stop motion a receber ampla apreciação e a influenciar outros artistas.