Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar e classificar alimentos em vídeos publicitários de canais abertos e fechados de televisão. Essa é a primeira vez que a tecnologia é utilizada com esse objetivo. A ideia é que a IA monitore comerciais de alimentos ultraprocessados, ajudando na criação de protocolos internacionais de monitoramento de publicidade de alimentos e órgãos reguladores do Brasil.
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IA teve alta precisão na identificação dos comerciais
Tecnologia pode ajudar a melhorar alimentação da população
Os pesquisadores treinaram a IA para reconhecer alimentos em vídeos de comerciais publicitários a partir de dados de gravações de três canais da televisão aberta e dois canais pagos, coletados em meses específicos de 2018 a 2020, seguindo um protocolo internacional de monitoramento de publicidades de alimentos.
A tecnologia analisou mais de 2 mil horas de vídeos de publicidade de diversos produtos e identificou 20 mil publicidades não alimentícias de roupas, carros e eletrônicos, e 703 publicidades de alimentos, incluindo produtos in natura ou minimamente processados e ultraprocessados.
Nos testes realizados, a análise de 1.420 anúncios levou 42 minutos. Em termos de comparação, uma equipe de pesquisa humana levaria duas semanas para analisar a mesma quantidade de anúncios, processo que incluiria gravar um total de 720 horas de programação de oito dias destes canais.
Além de representar uma economia de recursos financeiros, o método validado pelo estudo pode aumentar substancialmente o volume de dados analisados em comparação com os métodos convencionais e simplificar a comparação e o compartilhamento de informação entre instituições e pesquisadores.
Com essa ferramenta, podemos contribuir para o aumento de evidências científicas que irão embasar políticas públicas orientadas a reduzir a exposição individual à publicidade de alimentos não saudáveis, o que pode impactar em melhores escolhas alimentares.
Michele Rodrigues, pesquisadora da UFMG e uma das autoras da pesquisa
O estudo alerta que ainda é preciso estudar o impacto das publicidades de alimentos na saúde pública para enfrentar os desafios globais de nutrição e alimentação, o que exige uma abordagem integrada entre diversas áreas do conhecimento. Agora, os pesquisadores irão investigar estratégias específicas de marketing e expandir a identificação de produtos saudáveis e não saudáveis de alimentação, ampliando o monitoramento para a mídia digital.
Fonte: Olhar Digital
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