Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI. A empresa confirmou a mudança inesperada por meio de um anúncio oficial divulgado nesta sexta-feira (17) e afirma que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

A saída acontece após revisão por parte do conselho da companhia de IA. A conclusão foi que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.

A mudança é uma reviravolta no mínimo inesperada. Altman esteve na conferência DevDay, a primeira da empresa para desenvolvedores, na semana passada.

Quem assume o cargo?

A diretora de tecnologia da empresa Mira Murati será a CEO interina da OpenAI enquanto a empresa a busca por um sucessor permanente. 

Sam Altman

Altman foi cofundador da OpenAI e até atuou como copresidente ao lado de Elon Musk, que deixou a empresa em 2018 por conflito de interesses com a Tesla. 

O executivo também era considerado o rosto da OpenAI, a empresa que deu início ao boom da IA com o sucesso repentino do ChatGPT.

Em desenvolvimento…