Composto por um conjunto de ilhas criadas por atividade vulcânica, o Havaí é naturalmente o lar de numerosos tubos de lava, incluindo o maior do mundo.

O que é um tubo de lava?

Antes de prosseguir, saiba que os tubos de lava ou ‘pirodutos’ são formações subterrâneas naturais criadas pelo fluxo de lava.

Quando a lava deixa de ser impulsionada por uma erupção, por exemplo, o fluxo pode deixar para trás enormes túneis vazios que formam redes de cavernas.

As paredes e tetos desses túneis podem ter incríveis formações parecidas com gotejamento, como cera derretida em uma vela, como mostra a imagem abaixo:

Essas redes de cavernas são colonizadas por organismos vivos como insetos e aranhas, bem como espécies de micróbios que não são encontrados em nenhum outro lugar. Imagem: Benjamin R. Jordan/Shutterstock.

O maior tubo de lava do mundo

A população local também aproveitava as cavernas para se proteger. Escavações arqueológicas inclusive encontraram ferramentas de pedra e outros artefatos que atestam isso. Algumas das câmaras também foram transformadas em alojamentos rudimentares com lareiras e até área para dormir.

Os tubos de lava também foram valiosos para a coleta de água, já que há poucos lagos e riachos nas ilhas do Havaí. Como tal, algumas pessoas se aventuravam nas profundezas para recolher a água que escorre do teto — filtrada naturalmente pela rocha vulcânica porosa da superfície.